ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: OS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA (UFRN)
Educação a Distância. Sobrevivência social estudantil. Ensino superior. Abordagem sociobiográfica.
Diante das transformações contemporâneas nos recursos tecnológicos que influenciam o contexto social no qual ocorre a aprendizagem no ensino formal, o presente trabalho busca colaborar na área da Educação a Distância, especificamente com a investigação sobre as estratégias de sobrevivência social que os estudantes do curso de pedagogia à distância, no polo Natal, na UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte desenvolveram durante o período de sua formação. O estudo faz um resgate histórico da institucionalização da modalidade educacional a distância, partindo do seu surgimento mundial até chegar na UFRN. Na pesquisa se explora os resultados do questionário virtual aplicado com dez estudantes da turma utilizando a ferramenta Google forms. As análises, a partir da codificação descritiva e analítica das respostas dos estudantes no questionário, orientaram o campo de interpretações sobre os significados pessoais e pedagógicos dos conteúdos revelados. Além disso, essas interpretações também estão inspiradas na experiência da própria autora, que fez parte da mesma geração do grupo de estudantes investigados, numa abordagem sociobiográfica sustentada pelos conceitos de experiência próxima e de experiência distante.