O CURRÍCULO DA EJA EM UMA ESCOLA DE ASSENTAMENTO: DIÁLOGOS, SABERES E VIVÊNCIAS
Currículo. Práticas Pedagógicas. Saberes e vivências. Educação de Jovens e Adultos.
A presente tese trata do Currículo a partir das Práticas Pedagógicas da Educação de Jovens e Adultos – EJA, a partir da investigação de como nestas se articulam os saberes e vivências dos professores assentados – que atuam em uma escola pública municipal, a partir de sua formação política/educacional no MST. Esta ação, em um assentamento em Florânia/RN, fundamenta-se na Pesquisa Colaborativa de caráter interpretativo/reflexivo, na qual os professores da EJA fazem uma reflexão das conceituações e concepções inscritas nos referenciais curriculares, reconstruindo conceitos e sua identidade profissional como professores de EJA do campo. Ao partir do pressuposto da existência de duas lógicas que influenciam e orientam a configuração curricular na EJA da Escola Municipal Francisca Leonísia Cruz uma encaminhada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e outra advinda do movimento social (MST) – com dinâmicas e propostas políticas diferenciadas, a partir de seus fundamentadas nos direitos sociais dos homens e das mulheres campesinas, buscamos compreender as tensões e dilemas dos professores com suas crenças e valores contraditórios na construção de uma proposta curricular. Os impasses nos referenciais curriculares, com princípios e modelagens em disputa, possibilitam o repensar de uma proposição curricular que busque contemplar as necessidades dos jovens e adultos assentados em um espaço da escola pública.