Prática Reflexiva na formação continuada de docentes e suas implicações para o processo de inclusão escolar
Palavras - chave: Inclusão escolar. Formação continuada. Reflexão sobre a prática.
Na presente pesquisa enfocamos a prática reflexiva como elemento imprescindível na
formação docente na perspectiva de inclusão escolar. A tese contida é a de que à formação
contínua de docentes fundamentada em uma abordagem reflexiva permite ao professor
analisar seu fazer pedagógico e pode ser fator colaborativo na construção de respostas
educativas diversificadas que atenda ao processo de inclusão escolar. Por meio de uma
abordagem qualitativa, adotamos como objetivo central analisar uma experiência formativa
pautada na reflexão sobre a prática docente e suas possíveis contribuições para o processo
de inclusão escolar desenvolvido por um grupE> de professoras de determinada escola
pública. Nesse sentido, estipulamos como objetivos específicos analisar as concepções e
conhecimentos docentes que- embasam as práticas pedagógicas desenvolvidas por
professoras de uma determinada escola pública em turmas de alunos incluídos;
problematizar a prática pedagógica para que as professoras possam refletir sobre desafios
instituídos com a inclusão escolar e investigar conhecimentos mobilizados e construídos
quando as professoras vivenciam uma experiência formativa pautada na reflexão sobre a
prática. Para tanto, tomamos como opção metodolégica a pesquisa ação por compreender
que esta pode tanto atender aos pressupostos de uma investigação como a de uma
formação profissional por possibilitar que os sujeitos envolvidos coletivamente
problematizem suas práticas e-""possam ressignificá-Ia. Como referencial teórico que
correlaciona inclusão escolar; formação docente e prática reflexiva, apoiamo-nos,
teoricamente, em autores tais como Freire (1984,1996, 2001, 2002), Alarcão (2001,2002;
2012), Perrenoud (2002; 2008), Imbernón (2011; 2013); Pimenta (2055, 2012); Glat; Blanco
(2007), Gonzaléz (2002), Carvalho (2003, 2004, 2012), Glat; Pletsch (2011), Rodrigues
(2005, 2006) Pires (2010), Sassaki (1997), Vitaliano; Valente (2010) entre outros autores. O
estudo foi desenvolvido entre, fevereiro de 2014 e agosto de 2015, em uma Escola do
Sistema Municipal de Ensino de Natal, intitulada de Florescer. Os sujeitos da pesquisa
foram três professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental e uma coordenadora
pedagógica. Como procedimentos de investigação foram utilizados a observação,
questionário, entrevistas semiestruturadas, análise documental, portfólios reflexivos e
encontros reflexivos. Foram realizados 12 encontros reflexivos de estudo e 3 encontros de
planejamento pedagógico. Os encontros reflexivos de estudo intencionava colaborar com a
formação das professoras, a partir, de um processo de reflexão sobre a ação docente com
base em aporte teórico. Os encontros de planejamento da ação docente visavam contribuir
com a organização das ações metodológicas que envolviam o trabalho dos conteúdos
programados para o ano de escolarização dos alunos com base na perspectiva da inclusão
escolar. No processo de análise de dados, orientamo-nos pela técnica de análise de
conteúdo (BARDIN, 2009) que evidenciou que a prática reflexiva pode, de fato, trazer
contribuições para formação docente, promovendo o desenvolvimento profissional na
medida em que provoca o questionamento sobre a própria ação de ensinar e desenvolve o
autoconhecimento, autoanálise e auto avaliação conduzindo a um processo de revisão de
concepções e reconstrução de práticas com vistas a inclusão escolar. O estudo aponta que
o processo de formação continuada vinculado ao fazer docente, por meio de atitudes
colaborativas, críticas e reflexivas entre as professoras, tendo a escola como palco de sua
efetivação, contribui para que os professores repensem e reelaborem suas ações.