ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ESCOLA REGULAR: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA
Atendimento Educacional Especializado. Educação Inclusiva. Deficiência Intelectual.
Considerando que as dificuldades que os alunos apresentam não são apenas deles, mas resultam, em grande parte, do modo como a educação é concebida e colocada em prática, construir uma escola inclusiva, que atenda aos interesses e às necessidades dos alunos com deficiência, exige uma reorganização do ensino. Como elemento articulador desse processo, destacamos o Atendimento Educacional Especializado (AEE), enquanto um dos serviços da Educação Especial que vem ocupando espaço na escola regular e pode mobilizar os olhares sobre os alunos com deficiência intelectual e sua aprendizagem. Com o objetivo de analisar como a atuação do professor do AEE pode intervir no processo de escolarização dos alunos com deficiência intelectual, adotamos uma abordagem qualitativa, com base no método da pesquisa-ação, que envolveu professores do Atendimento Educacional Especializado, professores da sala de aula comum e da coordenação pedagógica de uma escola da rede pública de Natal/RN. Inicialmente, desenvolvemos entrevista-semiestruturada e pesquisa documental, com vistas a conhecer a realidade do AEE na escola e, posteriormente, um programa de formação continuada a partir das necessidades apontadas frente ao processo de escolarização desse alunado. A partir das problematizações suscitadas nos encontros formativos, percebemos o reconhecimento dos professores acerca da ressignificação de suas concepções e práticas, bem como a necessidade de atuação do professor do AEE, de forma dinâmica e interligada com toda a estrutura organizacional da escola.