PPGED PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO Téléphone/Extension: (84) 3342-2270/230 https://posgraduacao.ufrn.br/ppged

Banca de DEFESA: ENNE KAROL VENANCIO DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ENNE KAROL VENANCIO DE SOUSA
DATA: 11/06/2015
HORA: 14:30
LOCAL: Multimeios II
TÍTULO:

Um estudo sobre a compreensão das definições matemáticas no curso de Licenciatura em Matemática


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática. Atividades construtivistas informadas pela História da Matemática. Definições Matemáticas. 


PÁGINAS: 169
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta tese configura um estudo sobre a linguagem matemática e concentra-se no exercício da significação e comunicação deste campo de conhecimento. O problema central é o desenvolvimento de um Módulo de Ensino para o estudo das definições matemáticas. Assim, o presente estudo, vinculado à linha de pesquisa Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGED/UFRN), tem como objetivo geral o desenvolvimento de atividades construtivistas, informadas pela História da Matemática (Fossa), para promover a compreensão relacional (Skemp) das definições matemáticas. As atividades foram organizadas ao longo de princípios construtivistas com aspecto histórico fornecido, principalmente, a partir das obras O problema das definições em Matemática (1965) e A Lógica na Matemática (1996), por Júlio Cesar de Melo e Souza, cujo pseudônimo era Malba Tahan. As atividades propostas foram testadas com um grupo de estudantes de graduação em Matemática do IFRN, campus Santa Cruz (Rio Grande do Norte), usando metodologias de pesquisas qualitativas, especialmente de ensino experimental. Como referencial teórico, usamos o Construtivismo Radical e avaliamos os dados usando uma interpretação global (Silva, 2013), de Skemp (1980). A partir da análise dos dados coletados durante as atividades, avaliações escritas e entrevistas, concluímos que a intervenção proposta levou os participantes a uma compreensão relacional das definições matemáticas. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CRISTIANE COPPE DE OLIVEIRA - UFU
Externo ao Programa - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Interno - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Presidente - 346565 - JOHN ANDREW FOSSA
Externo à Instituição - LENINA LOPES SOARES SILVA - IFRN
Externo ao Programa - 1839460 - MÉRCIA DE OLIVEIRA PONTES
Externo à Instituição - SEVERINO BARROS DE MELO - UFPE
Notícia cadastrada em: 25/05/2015 11:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao