CONCEPÇÕES SOBRE OS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Concepções – livro didático de Geografia – narrativas.
O livro didático é um complexo objeto cultural, haja vista ser ao mesmo tempo
elemento de intermediação nos processos de ensino e aprendizagem, produto
comercializado que contém o conhecimento para a formação do aluno e objeto
de compra, pelo Governo Federal, para ser distribuído para escolas em todo o
Brasil. Configura-se, assim, como um produto cultural composto, híbrido, que
se encontra no “cruzamento da cultura, da pedagogia, da produção editorial e
da sociedade”. (STRAY,1993, p.77-78). Outrossim, o livro didático,
tradicionalmente, é “um dos lugares formais do conhecimento escolar, pelo
menos daquele saber julgado necessário à formação da sociedade e dos seus
indivíduos” (MEDEIROS, 2006, p.34) e a materialização do seu uso pelo
professor encontra-se interconectada pelas representações e conceitos
construídos nas múltiplas transições na história de vida docente, tendo em
vista que a práxis humana constrói-se numa perspectiva retroativa (do
presente para o passado), numa hermenêutica social dos atos individuais. É
nesse contexto que se situou a pesquisa, entendida como uma possibilidade
de contribuição significativa ao debate da educação geográfica, ao propor a
compreensão das concepções construídas nas múltiplas transições na
narrativa de vida do docente com o livro didático de Geografia. A pesquisa se
definiu como um estudo qualitativo, ancorado nas entrevistas narrativas, o
qual abrangeu um levantamento de dados sobre as Histórias de vida de
professores/professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma
escola da rede pública, no intuito de recorrermos às suas memórias escolares,
acadêmica (formação inicial) e profissional para situarmos no espaço-tempo
as suas concepções sobre o livro didático de Geografia. O livro didático de
Geografia foi a área de interesse escolhida, sendo problematizada a partir do
seguinte questionamento: quais as concepções atribuídas pelos professores do
Ensino Fundamental aos livros didáticos de Geografia? As ideias dos
professores expressas nas entrevistas narrativas da nossa pesquisa
confirmam a conjuntura de indefinição e superficialidade teóricometodológica
sobre o livro didático de Geografia, cujas concepções ficaram
restritas aos seus aspectos descritivos, evidenciando a ausência de atribuições
de significados pertinentes a uma reelaboração teórica do narrar produzido,
como também, de questionamentos dos princípios organizadores das
concepções sistematizadas. Desse modo, as ideias apontadas pelos professores
em foco, restringiram-se à enumeração dos aspectos característicos do
fenômeno em questão – o livro didático de Geografia – na sua superficialidade,
isto é, não expressaram elementos que possibilitassem ver as concepções
numa perspectiva macro, destacando-se mais as explicações das partes e das
percepções isoladas, do que níveis mais abrangentes de generalidade do
referido objeto de estudo. Enfatizamos, por fim, a necessária continuidade da
pesquisa, e consequentemente, desse processo permanente de reflexão sobre
as concepções do livro didático de Geografia, sendo mister explicitar, portanto,
a razão histórica que as norteiam para que se possa buscar uma prática
docente mais crítica e propositiva.