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Banca de DEFESA: XÊNIA SILVA GOMES BRANDÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: XÊNIA SILVA GOMES BRANDÃO
DATA: 30/09/2013
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Multimeios I/Centro de Educação
TÍTULO:

UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA DO IFRN A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE LUDWIK FLECK


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores. Epistemologia de Ludwik Fleck. Licenciatura em física. Ensino.


PÁGINAS: 147
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo surge no contexto da formação de professores de física e objetiva, a partir do
discurso do professor formador, identificar possíveis modelos pedagógicos e caracterizar
estilos de pensamento presentes no curso de Licenciatura em Física do IFRN, utilizando a
epistemologia de Ludwik Fleck. Caracterizamos a nossa pesquisa como qualitativa de
natureza empírica e para a análise optamos pela análise textual discursiva – ATD (MORAES,
2003). O lócus de nossa investigação será o curso de Licenciatura em Física do Instituto
Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Natal
Central e os sujeitos de pesquisa um grupo de professores formadores dessa licenciatura.
Foram entrevistados dez docentes, sendo seis do núcleo específico da Física e quatro das
disciplinas do núcleo didático pedagógico. A partir desse desenho, compusemos uma coleta
de dados desenvolvida por: 1) entrevista semi-estruturada; 2) análise documental. Nas
análises dos dados, com o suporte das tendências pedagógicas que se apresentaram em nosso
estudo - a partir da percepção das semelhanças e diferenças entre as concepções apresentadas
pelos professores sobre: educação e ensino; prática de ensino ideal; função do professor;
concepções de aprendizagem; e função do aluno – e do pensamento ideológico desses
professores formadores sobre o perfil profissional do egresso, observamos subsídios para
identificar indicativos da presença de 3 estilos de pensamento distintos e que se interrelacionam
entre si de forma mais ou menos intensa. A relevância do estudo se apresenta na
compreensão dos estilos de pensamento que participam da dinâmica do curso de formação de
professores em física. E por consequência disso, elucidação de uma problemática apontada a
priori como motivador da pesquisa, a dificuldade de interação comunicativa sobre as práticas
educacionais entre os professores formadores. Trazemos a epistemologia de Fleck como uma
possibilidade motivadora ao diálogo e à negociação, configurando, dessa forma um
instrumento de mudança efetiva, tendo em vista a significação da formação de professores de
física.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS
Interno - 346478 - MARTA MARIA CASTANHO ALMEIDA PERNAMBUCO
Interno - 349752 - ROSALIA DE FATIMA E SILVA
Notícia cadastrada em: 18/09/2013 11:46
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