A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA NOS REGIMENTOS ESCOLARES
NO RIO GRANDE DO NORTE (1910 – 1920)
Infância. Regimentos Escolares. História da Educação.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a concepção de infância na dimensão da prática pedagógica, a qual se encontra presente nos regimentos escolares e historicamente construído nas relações de poder, durante o período de 1910 a 1920, no Rio Grande do Norte. Para contextualizar este estudo, se faz necessário abordar o Regimento Interno dos Grupos Escolares (1925), Regimento Interno das Escolas Isoladas (1925), Regimento Interno das Escolas Rudimentares (1925), Regulamento da Escola Normal (1922) e a Reforma do Ensino (1916). A ampliação da educação no Estado, com o objetivo de preparar o indivíduo para a nova ordem social capitalista foi à pretensão de todos os governos da primeira república. Nesse período, a instituição escolar é concebida como cenário privilegiado de um conjunto de práticas voltadas para disciplinamento da infância, tendo em vista buscar-se explorar em alguns aspectos a concepção de Infância. Ao longo dos tempos essa concepção foi sendo construída historicamente. Paralelamente, a escola recebe as crianças, as quais, no final do século XIX e início do século XX, são inseridos em um processo educacional em consonância com o Estado, materializado por meio de leis, regimentos escolares e práticas discursivas.