Banca de DEFESA: MARTA BEZERRA RODRIGUES

DATA: 23/02/2012
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS DO NEPSA/CCSA/UFRN

A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA NOS REGIMENTOS ESCOLARES

NO RIO GRANDE DO NORTE (1910 – 1920)

Infância. Regimentos Escolares. História da Educação.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a concepção de infância na dimensão da prática pedagógica, a qual se encontra presente nos regimentos escolares e historicamente construído nas relações de poder, durante o período de 1910 a 1920, no Rio Grande do Norte. Para contextualizar este estudo, se faz necessário abordar o Regimento Interno dos Grupos Escolares (1925), Regimento Interno das Escolas Isoladas (1925), Regimento Interno das Escolas Rudimentares (1925), Regulamento da Escola Normal (1922) e a Reforma do Ensino (1916). A ampliação da educação no Estado, com o objetivo de preparar o indivíduo para a nova ordem social capitalista foi à pretensão de todos os governos da primeira república. Nesse período, a instituição escolar é concebida como cenário privilegiado de um conjunto de práticas voltadas para disciplinamento da infância, tendo em vista buscar-se explorar em alguns aspectos a concepção de Infância. Ao longo dos tempos essa concepção foi sendo construída historicamente. Paralelamente, a escola recebe as crianças, as quais, no final do século XIX e início do século XX, são inseridos em um processo educacional em consonância com o Estado, materializado por meio de leis, regimentos escolares e práticas discursivas.

Presidente - 1149638 - ANTONIO BASILIO NOVAES THOMAZ DE MENEZES
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO - UFPB
Interno - 345835 - JOSE WILLINGTON GERMANO
Interno - 6347203 - MARLUCIA MENEZES DE PAIVA