BUMBA MEU BOI BRILHO QUILOMBO POVOADO VILA DAS ALMAS: desvendando sonoridades e sociabilidades no quilombo Saco das Almas, em Brejo/MA
Sonoridades. Etnosonia. Quilombo. Vila das Almas. Maranhão.
O Bumba Meu Boi é o termo genérico pelo qual é conhecida a manifestação cultural popular brasileira que tem o boi como principal componente cênico e coreográfico. No Maranhão, a brincadeira ganha evidência pela sua força simbólica, sua resistência ao tempo e sua capacidade de reinventar-se a cada ano, sem perder sua essência (Iphan/MA, 2011). O objetivo geral do trabalho foi investigar algumas sonoridades e sociabilidades presentes no Bumba Meu Boi da comunidade quilombola da Vila das Almas, de forma a perceber como estas categorias organizam os papéis sociais figurativos em suas hierarquizações, relações de poder, espaços e sociabilidades. A nossa hipótese foi a de que as sonoridades, enquanto fenômenos, organizam as escolhas dos papéis sociais figurativos (regente, pandezeiros, Pai Francisco, Mãe Catirina, burrinha, boeiros), desempenhados pelos moradores da Vila das Almas nas dinâmicas da brincadeira do Bumba Meu Boi Brilho Quilombo Povoado Vila das Almas. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, dividida em duas partes: na primeira, a pesquisa bibliográfica; na segunda etapa, desenvolvemos a pesquisa de campo propriamente dita, do tipo etnográfica, com observação e escuta participantes, rodas de conversa e entrevistas semiestruturadas. Para pensar e perceber as sonoridades do objeto de estudo, utilizamos a fenomenologia e a Etnosonia, que é um tipo de etnografia do som proposta pela pesquisadora Paula Molinari (2016). Na fundamentação teórica, dialoguei com autores como Molinari (2016), Zumthor (2001), Simmel (2006), Ingold (2008, 2023), Weber (2003), Padilha (2019), Turner (2013), Gennep (2011) e Geertz (2008). Como resultados, apontamos dados socioetnosônicos de algumas sonoridades captadas no Bumba Meu Boi da Vila das Almas que estão diretamente relacionadas às sociabilidades e aos papéis sociais figurativos desempenhados pelos moradores durante as dinâmicas da brincadeira. Assim, destacam-se três grupos (ou camadas) etnosônicos: no primeiro grupo, a vocalização, as hierarquias sonoras e as relações de poder; no segundo grupo, a escuta, as insistências e as vozes do inconsciente; e no terceiro grupo, a espacialidade, o parentesco, o gênero e as sonoridades.