Banca de DEFESA: HELOÍSA HELENA SILVA CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELOÍSA HELENA SILVA CAVALCANTE
DATA : 30/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório C do CCHLA
TÍTULO:

BIG DATA E DEMOCRACIA: uma analise da participacao do Facebook no 7 de Setembro de 2021 no Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Big data; Eleições; Brasil; Meta; Homem-máquina.


PÁGINAS: 76
RESUMO:

A presente pesquisa busca responder: como as Big Techs podem interferir na adesão social de movimentos políticos ao utilizarem a Big Data no desenvolvimento comunicacional de manifestações populares, transfigurando símbolos da identidade nacional em objetos de campanha política partidária, mais especificamente o 7 de setembro de 2021 no Brasil? O objetivo desta pesquisa é identificar se - e como - a Big Data foi utilizada para fins de influência sobre a adesão social das comemorações do 7 de setembro de 2021 e seus possíveis reflexos na campanha presidencial para o pleito de 2022 no Brasil. O corpus da pesquisa foi composto pela análise do caso que marcou a campanha eleitoral presidencial de 2022: o uso político do Dia da Independência do Brasil, o 07 de setembro de 2021. Por se tratar de uma pesquisa no âmbito da Comunicação, optamos por analisar esse evento a partir do método metáporo, de Ciro Marcondes Filho, criado para “acompanhar a dinâmica, a versatilidade e a mutabilidade contínua” dessa área, que implica ainda nas definições de Acontecimento Comunicacional e Contínuo Atmosférico Mediático, do mesmo autor. O estudo será desenvolvido a partir da Metodologia de Pesquisa da Psicologia denominada Análise Temática, e será feito com base na investigação desse evento e das métricas de mensuração de impacto e alcance de anúncios patrocinados criados em função dele e presentes na Biblioteca de Anúncios da rede social Meta, antes Facebook, apresentados no relatório Parem o Roubo 2.0: como o Meta está subvertendo a democracia brasileira, da ONG americana Sum of Us, que está vinculada à uma comunidade online interessada em cobrar de grandes corporações responsabilidade de suas ações sobre o meio ambiente, os direitos dos trabalhadores e a democracia, segundo sua própria definição. O relatório foi desenvolvido entre 20 a 26 de agosto de 2022 e buscou checar o uso do 7 de Setembro em favor do então candidato Jair Bolsonaro nas redes sociais, numa alusão ao movimento 'Pare o Roubo', que cresceu em 2020, nos Estados Unidos. O resultado esperado dessa pesquisa é compreender como o uso da Big Data no desenvolvimento comunicacional das comemorações do 7 de setembro de 2021 no Brasil pode ter sido utilizado para fins de campanha política no pleito eleitoral presidencial de 2022 no Brasil, burlando as regras pré-definidas de período e forma como essas campanhas devem ser desenvolvidas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1501788 - ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
Interno - 1012983 - LUCAS FORTUNATO REGO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - FRANCISCO JADSON SILVA MAIA
Notícia cadastrada em: 21/10/2024 18:44
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