Banca de QUALIFICAÇÃO: ESAÚ CASTRO DE ALBUQUERQUE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ESAÚ CASTRO DE ALBUQUERQUE MELO
DATA : 26/09/2024
LOCAL: Sala 901 do CCHLA

UNIVERSIDADES BRASILEIRAS SOB O DOMÍNIO DA EXTREMA DIREITA: ATAQUES E RESISTÊNCIAS VIVENCIADAS NO GOVERNO BOLSONARO

Universidades; Extrema direita; Ataques; Resistência.

A obtenção de cargos eletivos por representantes de extrema direita no Brasil não configura uma verdadeira novidade. Entretanto, ao alcançar a presidência da república, a referida corrente política ganha um significativo espaço de poder com repercussão nacional e internacional. Diante disso, explorar a inserção de instituições educacionais, como as universidades, nesse contexto político, poderá caracterizar não somente os ataques da referida extrema direita à educação, mas também as respostas de resistência, ao demonstrar a atuação de seus atores, professores, alunos, técnicos e comunidade acadêmica diante desse quadro. É nesse contexto que essa pesquisa se propõe a responder a seguinte pergunta de partida: Como governos de extrema direita afetam universidades públicas? A compreensão dessa perpassa pela ascensão da extrema direita no Brasil, consubstanciada na eleição de Bolsonaro em 2018, além de suas propriedades conservadoras, autoritárias e neoliberais, em especial no que pertine às universidades. Em vista disso, será necessário proceder com a revisão de literatura para entender esse complexo contexto político e social. Ademais, por meio de uma pesquisa qualitativa de análise de conteúdo, pretende-se caracterizar investidas e resistências vivenciadas no governo Bolsonaro. Para tanto, planeja-se realizar um levantamento e análise de atos e manifestações registrados por entidades sindicais de trabalhadores das universidades, professores e técnicos administrativos, e pelo movimento estudantil de ensino superior. Trata-se de pesquisa documental no período que compreende os quatro anos do governo Bolsonaro, de 2019 a 2022. Assim, será possível caracterizar a atuação da extrema direita em face das universidades públicas brasileiras, a partir de um estudo de caso do governo do Presidente Jair Bolsonaro, compreendendo as medidas de ataque e as respostas de resistência vivenciadas no período.

Interna - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Presidente - 6347248 - JOSE ANTONIO SPINELI LINDOZO
Interno - 1031057 - LUCAS TRINDADE DA SILVA
Notícia cadastrada em: 16/09/2024 21:59