O FINANCIAMENTO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS PARA DEPUTADO FEDERAL NO RIO GRANDE DO NORTE: Uma análise da trajetória política de Henrique Eduardo Alves (2002 a 2014)
Partidos Políticos. Comportamento político. Deputado Federal. Oligarquias no Rio Grande do Norte. Financiamento privado de campanhas eleitorais.
A pesquisa tem por objetivo analisar as relações entre o financiamento privado de campanhas eleitorais com a atuação legislativa e trajetória política do ex Deputado Federal Henrique Eduardo Alves, eleito por 11 mandatos consecutivos para representar os eleitores do Estado do Rio Grande do Norte. O escopo é o de apresentar através da revisão teórica de conceitos de autores da ciência política, bem como através da pesquisa dos projetos de leis, pronunciamentos e votos, como candidato representou os interesses da oligarquia dos Alves no Estado, sendo esta uma das famílias mais tradicionais na política do Estado. Busca-se compreender e expor como através do financiamento privado das campanhas eleitorais, o ex deputado aumentou o seu capital político, onde conseguiu se eleger e se manter no poder político durante sucessivas décadas. Para isso, será necessário analisar como os partidos, as legendas e os políticos que representam as famílias tradicionais, no caso em análise, a família dos Alves, conseguiu controlar o processo de representação política no Estado. O intuito é o de descrever como o poder econômico determina as regras de financiamento privado de campanhas, para ao final expor como esse processo eleitoral contribui decisivamente no comportamento político para a escolha dos cargos majoritários, especialmente, para o de Deputado Federal.