Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA NUNES PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARISSA NUNES PAIVA
DATA : 28/02/2019
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório B do CCHLA
TÍTULO:

O FINANCIAMENTO DAS CAMPANHAS ELEITORAIS PARA DEPUTADO FEDERAL NO RIO GRANDE DO NORTE: Uma análise da trajetória política de Henrique Eduardo Alves (2002 a 2014)


PALAVRAS-CHAVES:

Partidos Políticos. Comportamento político. Deputado Federal. Oligarquias no Rio Grande do Norte. Financiamento privado de campanhas eleitorais.


PÁGINAS: 51
RESUMO:

A pesquisa tem por objetivo analisar as relações entre o financiamento privado de campanhas eleitorais com a atuação legislativa e trajetória política do ex Deputado Federal Henrique Eduardo Alves, eleito por 11 mandatos consecutivos para representar os eleitores do Estado do Rio Grande do Norte. O escopo é o de apresentar através da revisão teórica de conceitos de autores da ciência política, bem como através da pesquisa dos projetos de leis, pronunciamentos e votos, como candidato representou os interesses da oligarquia dos Alves no Estado, sendo esta uma das famílias mais tradicionais na política do Estado. Busca-se compreender e expor como através do financiamento privado das campanhas eleitorais, o ex deputado aumentou o seu capital político, onde conseguiu se eleger e se manter no poder político durante sucessivas décadas. Para isso, será necessário analisar como os partidos, as legendas e os políticos que representam as famílias tradicionais, no caso em análise, a família dos Alves, conseguiu controlar o processo de representação política no Estado. O intuito é o de descrever como o poder econômico determina as regras de financiamento privado de campanhas, para ao final expor como esse processo eleitoral contribui decisivamente no comportamento político para a escolha dos cargos majoritários, especialmente, para o de Deputado Federal.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1517561 - GABRIEL EDUARDO VITULLO
Presidente - 349734 - JOAO EMANUEL EVANGELISTA DE OLIVEIRA
Interno - 6347248 - JOSE ANTONIO SPINELI LINDOZO
Notícia cadastrada em: 25/02/2019 15:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao