AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA FRENTE À MUDANÇA DA OBRIGATORIEDADE DA DISCIPLINA NA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO EM NATAL/RN
Professor. Sociologia. Ensino Médio. Representação social.
O nosso trabalho tem a proposta de analisar as representações sociais do professor de Sociologia frente à mudança da obrigatoriedade da disciplina na grade curricular do Ensino Médio, considerando como objetivo central da análise o ensino e a aprendizagem da Sociologia nas escolas: estadual, particular e técnica (IFRN),mediante a nova mudança de lei que torna a disciplina optativa. Para isso, trabalharemos em duas dimensões: teórica e empírica. A primeira será fundamentadaem autores da área de representação social, espaço escolar e estudos relacionados à formação do professor de Sociologia; o nosso espaço empírico será seis escolas localizadas em bairros diferentesna cidade de Natal/RN, onde realizaremos entrevistas com professores licenciados em Sociologia. Nesse momento da qualificação trataremos da contextualização histórica da entrada e saída da Sociologia na grade curricular do Ensino Médio, na sequência abordaremos questões mais atuais em nosso País ocorridas no ano de 2016, onde a Sociologia mais uma vez deixa de ser obrigatória,levando professores e alunos a lutar contra as medidas provisórias que culminaram no projeto de lei que torna a Sociologia optativa. Sendo assim, abordaremos também alguns aspectos da invasão das escolas pelos alunos como forma de protestos contra essa votação, que mesmo diante das manifestações nacionais de professores e alunos a lei MPV 746/2016 (Medida Provisória n° setecentos e quarenta e seis de dois mil e dezesseis)foi aprovada. No último capítulo, ainda não presente neste trabalho, enfatizaremos o espaço escolar e a expectativa dos professores na formação dos jovens e também como eles veem suas situações neste novo contexto da Reforma do Ensino Médio. Por último traremos os resultados das entrevistas, apresentando os relatos e as análises dos entrevistados, onde a partir dessas análises demonstraremos as representações sociais desses professores licenciados em Sociologia diante do novo cenário educacional brasileiro e sequencialmente, as conclusões finais.