Banca de QUALIFICAÇÃO: JACQUELINE TAVARES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACQUELINE TAVARES DA SILVA
DATA : 25/04/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 901 do CCHLA
TÍTULO:

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO PROFESSOR DE SOCIOLOGIA FRENTE À MUDANÇA DA OBRIGATORIEDADE DA DISCIPLINA NA GRADE CURRICULAR DAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO EM NATAL/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Professor. Sociologia. Ensino Médio. Representação social.


PÁGINAS: 35
RESUMO:

O nosso trabalho tem a proposta de analisar as representações sociais do professor de Sociologia frente à mudança da obrigatoriedade da disciplina na grade curricular do Ensino Médio, considerando como objetivo central da análise o ensino e a aprendizagem da Sociologia nas escolas: estadual, particular e técnica (IFRN),mediante a nova mudança de lei que torna a disciplina optativa. Para isso, trabalharemos em duas dimensões: teórica e empírica. A primeira será fundamentadaem autores da área de representação social, espaço escolar e estudos relacionados à formação do professor de Sociologia; o nosso espaço empírico será seis escolas localizadas em bairros diferentesna cidade de Natal/RN, onde realizaremos entrevistas com professores licenciados em Sociologia. Nesse momento da qualificação trataremos da contextualização histórica da entrada e saída da Sociologia na grade curricular do Ensino Médio, na sequência abordaremos questões mais atuais em nosso País ocorridas no ano de 2016, onde a Sociologia mais uma vez deixa de ser obrigatória,levando professores e alunos a lutar contra as medidas provisórias que culminaram no projeto de lei que torna a Sociologia optativa. Sendo assim, abordaremos também alguns aspectos da invasão das escolas pelos alunos como forma de protestos contra essa votação, que mesmo diante das manifestações nacionais de professores e alunos a lei MPV 746/2016 (Medida Provisória n° setecentos e quarenta e seis de dois mil e dezesseis)foi aprovada. No último capítulo, ainda não presente neste trabalho, enfatizaremos o espaço escolar e a expectativa dos professores na formação dos jovens e também como eles veem suas situações neste novo contexto da Reforma do Ensino Médio. Por último traremos os resultados das entrevistas, apresentando os relatos e as análises dos entrevistados, onde a partir dessas análises demonstraremos as representações sociais desses professores licenciados em Sociologia diante do novo cenário educacional brasileiro e sequencialmente, as conclusões finais. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1475558 - LORE FORTES
Interno - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Externo ao Programa - 2507656 - ANA PATRICIA DIAS SALES
Notícia cadastrada em: 12/04/2017 16:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao