Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JUCIONE DA SILVA NASSER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA JUCIONE DA SILVA NASSER
DATA : 14/05/2025
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet < meet.google.com/kxm-xdmt-aus >
TÍTULO:

AUDITORIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO EM OUVIDORIAS DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

 


PALAVRAS-CHAVES:

Auditoria da Informação; Gestão da Informação e do Conhecimento; Ouvidoria Pública; Instituição Federal de Ensino Superior; Gestão Estratégica.

 


PÁGINAS: 58
RESUMO:

A governança pública organizacional visa a aumentar as chances de entrega de bons serviços e políticas públicas aos cidadãos. Mediante a aplicação de práticas de liderança, estratégia e controle, a governança possibilita os representantes de uma organização pública e as partes nela interessadas avaliem sua situação e demandas, direcionando sua atuação e monitorando seu funcionamento. Sendo assim, a governança serve para criar contextos favoráveis à entrega dos resultados esperados pelos cidadãos, com sustentabilidade. Nesse contexto, a ouvidoria pública funciona como instância de apoio à gestão estratégica de instituições públicas, como as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Assim, objetiva-se Analisar as contribuições informacionais da ouvidoria para a gestão estratégica das IFES do RN. Sendo necessário Verificar a conformidade das ouvidorias com o Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública da CGU; mapear os processos de Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento nas ouvidorias e identificar as melhores práticas em Gestão da informação e do conhecimento em ouvidorias. A pesquisa caracteriza-se mista, mesclando elementos qualitativos e quantitativos; aplicada e exploratória; em relação aos objetivos, caracteriza-se como descritiva. Em relação às técnicas de pesquisa, será utilizada a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a aplicação de entrevista com os ouvidores e secretários de governança institucional e questionário com a comunidade interna das IFES. Para a análise dos dados quantitativos será utilizada a estatística descritiva e a análise de conteúdo para a análise qualitativa. Os resultados esperados para esta pesquisa são: descrição da correlação entre as variáveis que impactam na gestão da informação e do conhecimento nas ouvidorias e sua atuação na melhoria dos serviços prestados pelas suas IFES.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1323825 - ANDREA VASCONCELOS CARVALHO
Interno - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS
Externo à Instituição - ROGERIO HEERIQUE DE ARAÚJO JUNIOR - UnB
Notícia cadastrada em: 05/05/2025 15:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao