AUDITORIA E GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO EM OUVIDORIAS DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE
Auditoria da Informação; Gestão da Informação e do Conhecimento; Ouvidoria Pública; Instituição Federal de Ensino Superior; Gestão Estratégica.
A governança pública organizacional visa a aumentar as chances de entrega de bons serviços e políticas públicas aos cidadãos. Mediante a aplicação de práticas de liderança, estratégia e controle, a governança possibilita os representantes de uma organização pública e as partes nela interessadas avaliem sua situação e demandas, direcionando sua atuação e monitorando seu funcionamento. Sendo assim, a governança serve para criar contextos favoráveis à entrega dos resultados esperados pelos cidadãos, com sustentabilidade. Nesse contexto, a ouvidoria pública funciona como instância de apoio à gestão estratégica de instituições públicas, como as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Assim, objetiva-se Analisar as contribuições informacionais da ouvidoria para a gestão estratégica das IFES do RN. Sendo necessário Verificar a conformidade das ouvidorias com o Modelo de Maturidade em Ouvidoria Pública da CGU; mapear os processos de Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento nas ouvidorias e identificar as melhores práticas em Gestão da informação e do conhecimento em ouvidorias. A pesquisa caracteriza-se mista, mesclando elementos qualitativos e quantitativos; aplicada e exploratória; em relação aos objetivos, caracteriza-se como descritiva. Em relação às técnicas de pesquisa, será utilizada a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, a aplicação de entrevista com os ouvidores e secretários de governança institucional e questionário com a comunidade interna das IFES. Para a análise dos dados quantitativos será utilizada a estatística descritiva e a análise de conteúdo para a análise qualitativa. Os resultados esperados para esta pesquisa são: descrição da correlação entre as variáveis que impactam na gestão da informação e do conhecimento nas ouvidorias e sua atuação na melhoria dos serviços prestados pelas suas IFES.