GESTÃO DA INFORMAÇÃO E SUSTENTABILIDADE INFORMACIONAL: um estudo sobre o fluxo informacional no processo de monitoramento do Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS)
Gestão da informação; fluxo informacional; sustentabilidade informacional; monitoramento; Plano de gestão de logística sustentável.
O presente estudo busca analisar o fluxo informacional no processo de monitoramento do PLS da UFRN, com vistas à otimização e alinhamento aos aspectos da sustentabilidade informacional. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa. Em relação aos objetivos, é uma pesquisa exploratória e descritiva. A estratégia de pesquisa é o estudo de caso, tendo como população os membros da Comissão gestora do PLS da UFRN e os documentos relacionados ao plano. Para a coleta de dados, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com os membros da Comissão Gestora do PLS da UFRN, observação direta das atividades de monitoramento, pesquisa bibliográfica de livros e artigos, além da pesquisa documental de normativas e relatórios institucionais. Para a entrevista, optou- se por amostra não-censitária, selecionando os membros representantes de cada unidade participante que mais frequentam as reuniões de monitoramento, seja como membro titular ou suplente. Com isso, espera-se entrevistar uma média de 13 pessoas e analisar aproximadamente 10 documentos, podendo variar conforme identificada a necessidade. A análise dos dados será conduzida por meio da técnica de análise de conteúdo, a fim de identificar padrões, desafios e oportunidade de melhorias no fluxo informacional. Espera-se que os resultados contribuam para superar os desafios identificados, promovendo melhorias na comunicação, integração e eficiência do fluxo informacional no monitoramento do PLS. Acredita-se que, ao integrar fluxo informacional e práticas de sustentabilidade informacional, será possível otimizar recursos e qualificar a GI. Além disso, buscar alinhar práticas organizacionais e da GI aos aspectos da sustentabilidade, possibilita ampliar a eficácia e o impacto das ações. Desse modo, o estudo se apresenta como oportunidade de inovação interna na UFRN e poderá servir como referência para outras instituições que busquem aprimorar a GI em iniciativas voltadas à promoção do desenvolvimento sustentável. Ao fornecer subsídios para o fortalecimento de processos institucionais que buscam promover ações sustentáveis, a pesquisa reforça o compromisso com o ODS e amplia sua relevância social.