Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ ANTÔNIO NUNES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ ANTÔNIO NUNES DE SOUZA
DATA : 19/07/2024
LOCAL: meet.google.com/ham-ayie-und

O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA COMO EVENTO GEOGRÁFICO NO TERRITÓRIO DO RIO GRANDE DO NORTE

Uso do território, evento geográfico, Programa Bolsa Família.

Os programas de transferência de renda representam um marco importante no âmbito da política de assistência social brasileira. Esses programas surgiram dentro de um amplo debate acerca do combate a pobreza e a pobreza extrema, em particular, ao longo da década de 1990. Embora algumas experiências mais pontuais tenham sido observadas na década de 1970, é a partir da Carta Constitucional de 1988 que o papel do Estado na promoção de uma política de proteção social de caráter universal é instituída. Por conseguinte, o conjunto das transformações econômicas do início dos anos 1990 e seus rebatimentos na esfera social, levaram a uma crescente demanda por políticas sociais de mitigação da pobreza e da pobreza extrema, resultado da forte recessão dos anos 1980, caracterizada, sobretudo, pelas elevadas taxas de desemprego e inflação, as quais, mesmo com a implantação de sucessivos planos de estabilização econômica até aquele momento, não davam sinais de reversão. O resultado desse processo foi um elevado número de pessoas vivendo em condição de pobreza e de pobreza extrema. As primeiras experiências de implantação e operacionalização de programas de transferências de renda de caráter mais amplo tem como marco inicial o ano de 1995. De forma geral, esses programas tinham como características centrais a redução da pobreza e pobreza extrema, elevar o padrão de vida de famílias em condição de vulnerabilidade, ao mesmo tempo que se articulava com outras políticas de caráter mais estrutural, tais como educação e saúde. O Programa Bolsa Família foi instituído a partir da Lei 10.836, de 9 de janeiro de 2004 e regulamentado pelo Decreto 5.209/2004, resultado da unificação dos programas: Bolsa Escola, Programa Nacional de Acesso à Alimentação (PNAA), Bolsa Alimentação e o Auxílio Gás. Nesse sentido, surgiu como uma proposta de unificação dos programas de transferência de renda em operação, tendo como objetivo mudanças administrativas, corrigir erros de condução dos programas anteriores e ampliar a cobertura e focalização por meio do Cadastro Único. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar o Programa Bolsa Família como evento geográfico no território do Rio Grande do Norte no período de 2004 a 2022, com atenção para as situações territoriais onde há campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A dimensão teórica da pesquisa é estruturada na categoria do território usado (Santos e Silveira, 2008; Santos, 1994), refletindo acerca das políticas públicas no âmbito das normas e do poder estatal no território. Por seu turno, a categoria evento geográfico (Santos, 1996) permite analisar o Programa Bolsa Família como um evento estruturado a partir de outros eventos, com capacidade de intervir e transformar uma realidade. Recorre-se, ainda, à categoria da situação geográfica (Silveira, 1999), na qual a materialidade e a organização dos eventos são distintas em cada lugar, admitindo que os agentes sociais no território interagem e propõem novos arranjos. A estratégia metodológica da pesquisa consiste em uma abordagem quantitativa e qualitativa para o tratamento das variáveis e dos indicadores selecionados, e, por meio das categorias de análise, o uso das ferramentas cartográficas, para analisar os alcances e limites do Programa Bolsa Família em termos de um fator de proteção social no Rio Grande do Norte, particularmente, nos municípios que possuem campus da UERN.

Presidente - 1804177 - DIEGO SALOMAO CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Interna - 1149402 - MARIA APARECIDA PONTES DA FONSECA