Análise paramétrica da distribuição de esforços internos devidos às cargas móveis em tabuleiros alargados de pontes esconsas em viga
pontes esconsas, alargamento, distribuição de esforços internos.
O modal rodoviário participa significativamente da matriz de transporte brasileira, sendo as obras de arte especiais elementos essenciais à plena implantação da malha rodoviária. Na atualidade, o Brasil testemunha o aumento da demanda de tráfego rodoviária por parte de veículos maiores, mais pesados e em maior quantidade. Além disso, os requisitos necessários ao projeto de pontes rodoviárias, presentes nas normas pertinentes, passaram por diversas adequações ao longo dos últimos anos, o que levou pontes antigas a não atender às novas especificações de projeto, precisando ser submetidas a intervenções, dentre as quais o alargamento de tabuleiros. As pontes que são submetidas ao procedimento de alargamento passam a apresentar uma nova distribuição de esforços internos, sendo esta distribuição mais complexa no caso das pontes esconsas, devido à sua configuração estrutural. Entretanto, a ampliação de pontes esconsas existentes ainda é pouco investigada no meio científico. O objetivo desta pesquisa é, então, avaliar a distribuição de esforços internos (devidos às cargas móveis) em tabuleiros de pontes esconsas alargadas por meio de uma análise paramétrica, considerando a variação de rigidez do tabuleiro. Para isto, serão desenvolvidos modelos analíticos e numéricos – via Método dos Elementos Finitos (MEF) – de pontes esconsas, as quais possuirão quantidades de longarinas e ângulo de esconsidade variáveis, de modo a denotar o comportamento de tais pontes frente a diferentes modelos estruturais e, assim, tornar possível a análise da influência do alargamento na repartição transversal de cargas móveis, além da influência da resistência à compressão do concreto da região de alargamento. A análise de distribuição de esforços internos realizada poderá ser aplicada por projetistas estruturais no dimensionamento seguro e econômico de pontes esconsas alargadas.