ORIENTAÇÃO TÉCNICA; UFRN; DOCENTE COM DEFICIÊNCIA
A presente pesquisa versa por apresentar discussões a respeito da orientação institucionalpara recepção das pessoas com deficiência aprovadas em concursos para carreira docente do quadro permanente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A investigação tem como proposta trazer à discussão dos seguintes pontos: Como os servidores docentes com deficiência têm sido recepcionados no seu ambiente de trabalho na UFRN?; Quais os procedimentos institucionais nesta recepção?; O que se pode fazer para ampliar a inserção efetiva deste servidores na Instituição? Elaboração de um documento norteador para recepção dos candidatos provados em concursos para carreira docente em suas respectivas lotações. Para responder as questões propostos, utilizamos como caminho de investigação a análise de documentos institucionais, disponibilizados publicamente nos sistemas da UFRN. Considerando as especificidades do ambiente organizacional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, conta-se que os resultados deste estudo contribuam para aperfeiçoar os processos institucionais para inclusão de novos servidores docentes com deficiência.