Banca de DEFESA: INGRID VILAR ACCIOLY

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID VILAR ACCIOLY
DATA: 25/03/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Sala “Carl Peter Von Dietrich” - Biociências/ UFRN
TÍTULO:

Processo Biotecnológico voltado a Produção de Estoques Poliplóides do Camarão Litopenaeus vannamei.


PALAVRAS-CHAVES:

Manipulação cromossômica, melhoramento genético, Litopenaeus vannamei, citogenética de crustáceos, poliploidia, citometria de fluxo, morfometria geométrica.


PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
RESUMO:

A atividade de carcinicultura no Nordeste do Brasil tem propiciado emprego e renda as populações carentes e divisas para os estados. Este setor passa hoje por desafios na produção que podem afetar trabalhadores e empresas que se dedicam a ele. A melhoria genética de plantéis reprodutores baseado no melhoramento clássico tem sido tentada, mas sem resultados práticos até o momento. Aqui é proposto o desenvolvimento de metodologias biotecnológicas de manipulação genômica do camarão branco Litopenaeus vannamei. A poliploidização tem sido um método largamente utilizando em peixes e moluscos sob cultivo, devido ao aumento de crescimento em relação aos indivíduos diplóides além de garantir aspectos de biossegurança. Assim, o presente projeto visa determinar a eficácia e padronizar metodologias de obtenção de poliplóides, bem como desenvolver métodos de identificação destes produtos. Serão estimadas as performances em condições de cultivo dos indivíduos geneticamente manipulados e sob condição de estresse ambiental (salinidade, hipóxia, temperatura) e biológico. A detecção da efetividade da poliploidia será realizada pela mensuração de núcleos interfásicos, volume nuclear, pela contagem de nucléolos, através da impregnação por nitrato de prata, contagem do número de cromossomos e FISH (Fluorescence in situ hybridization), obtidos através de ovos em desenvolvimento e nauplii recém-eclodidos e, ainda, pela taxa de eclosão. Como parâmetros de desempenho serão avaliados as taxas de crescimento, conversão alimentar, resistência a doenças e padrões morfológicos comercialmente importantes. Esta metodologia poderá ser repassada ao setor produtivo, oferecendo uma contribuição biotecnológica inovadora para o desenvolvimento da carcinicultura nacional.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CIBELE SOARES PONTES - NENHUMA
Externo ao Programa - 1221519 - DÁRLIO INÁCIO ALVES TEIXEIRA
Externo ao Programa - 348473 - JOSE VERISSIMO FERNANDES
Externo à Instituição - TATJANA KEESEN DE SOUZA LIMA - UFPB
Presidente - 1199139 - WAGNER FRANCO MOLINA
Notícia cadastrada em: 07/03/2013 10:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao