Banca de DEFESA: MARCELINO DOS SANTOS DANTAS

DISCENTE : MARCELINO DOS SANTOS DANTAS
DATA : 25/07/2024
LOCAL: Google Meet < https://meet.google.com/oxc-sxjw-mff >

Chatbot para atendimento do usuário do processo de concessão de diária e passagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

gestão da informação e do conhecimento; agente virtual; chatbot; design science research; concessão de diária e passagem.

O excesso informacional e a Inteligência Artificial (IA) são fenômenos paradigmáticos dos tempos atuais. Os profissionais da informação veem nas aplicações de IA uma aliada no enfrentamento da angústia causada pela sobrecarga cognitiva, seja pela otimização do acesso aos repositórios de dados ou através do tratamento e organização da informação. Este estudo objetivou prototipar um agente virtual capaz de oferecer atendimento automatizado aos usuários do Setor de Concessão de Diária e Passagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), de modo a satisfazer as suas necessidades informacionais básicas no tocante ao processo de pagamento de diária e compra de passagem aérea a serviço da Instituição. A estratégia de prototipação adotada neste trabalho inspirou-se no método de pesquisa Design Science Research (DSR), o qual vem sendo desenvolvido como forma de conferir relevância e rigor científico ao estudo que se ocupa do projeto e construção de artefatos. A coleta de dados foi viabilizada pelos procedimentos de pesquisa documental (realizada nos registros do suporte remoto ao usuário) e questionário (aplicado junto ao pessoal que colabora no processo de concessão de diária e passagem). A análise dos dados coletados possibilitou a identificação das principais demandas por informação do usuário atendido pelo suporte remoto, como também o levantamento dos setores administrativos participantes da concessão de diária e passagem na UFRN. Reunidos os elementos necessários para a prototipação, entregou-se um chatbot baseado em navegação, construído com o auxílio de uma plataforma comercial de desenvolvimento, sendo acessível por meio de um aplicativo de mensagens instantâneas de uso crescente. Ao final do estudo é feito o balanço do que foi executado, indicando-se ações para evolução do agente virtual, aperfeiçoamentos a serem implementados na metodologia de desenvolvimento e sugestões para trabalhos futuros, tais como a realização de estudo de caráter avaliativo do agente virtual construído com a participação de colaboradores e usuários.

Interno - 3636721 - DANIEL DE ARAUJO MARTINS
Externo à Instituição - WAGNER JUNQUEIRA
Presidente - 1216931 - WATTSON JOSE SAENZ PERALES
Notícia cadastrada em: 11/07/2024 10:10