SISTEMATIZAÇÃO DE CONHECIMENTO EM LIBRAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA PROPOSTA À LUZ DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Gestão da Informação e do Conhecimento; Acessibilidade Informacional; Língua Brasileira de Sinais.
Hodiernamente diversos conteúdos informacionais estão sendo criados e disseminados nos mais diversos ambientes informacionais. A grande maioria desses materiais não são acessíveis em Libras, fenômeno perceptível também na UFRN. Contudo, com o ingresso de surdos no ensino superior na UFRN, vários documentos foram traduzidos e criados a fim de garantir a acessibilidade à comunidade surda. Com isso produziram-se inúmeros conteúdos acessíveis em Libras, os quais estão disponíveis em diferentes ambientes informacionais. Há ainda uma crescente necessidade na criação de sinais-termos em múltiplas áreas científicas. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo investigar as contribuições da Gestão da informação e do conhecimento para a sistematização de conhecimento em Libras na UFRN. Para a consecução deste objetivo, os seguintes métodos têm sido utilizados: o método monográfico, o método funcionalista, o método estruturalista e o método histórico. E, ainda, as técnicas de pesquisa documental e de observação. Como resultados parciais, apresentou-se o mapeamento dos diversos ambientes informacionais que contemplam conhecimentos produzidos acerca da Libras na UFRN. A proposta de sistematização de conhecimento em Libras na UFRN visa permitir o acesso de maneira facilitada e ampliada a esses conteúdos, com o intuito de garantir a acessibilidade aos usuários surdos.