PRÁTICAS INFORMACIONAIS NO PROGRAMA TRILHAS POTIGUARES: ENTENDENDO OS PROCESSOS DE PRODUÇÃO, USO E COMPARTILHAMENTO DE CONTEÚDOS CIENTÍFICOS ENTRE OS “NATIVOS DIGITAIS”
Programa Trilhas Potiguares; Práticas informacionais; Divulgação científica; Nativos digitais; Socioconstrutivismo
Contextualizando na profunda crise enfrentada pelas Instituições de Ensino Superior brasileiras, em função dos contingenciamentos das despesas de custeio e dos investimentos nas políticas públicas de educação impostos pela Emenda Constitucional nº 95/2016 associado à pandemia do coronavírus, o presente projeto busca entender os processos de produção, uso e compartilhamento de conteúdos científicos relativos ao Programa Trilhas Potiguares adotados entre os “nativos digitais” ingressantes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2022. Com base no paradigma epistemológico social elaborado por Rafael Capurro, adota uma abordagem socioconstrutivista. Tem como objetivo a elaboração um produto editorial de divulgação científica, a fim de compilar e compartilhar informações que atendam às necessidades informacionais do referido público. Pretende empreender um estudo caso fundamentado numa análise por triangulação composta por pesquisa bibliográfica, grupo focal e aplicação de questionário com grupos de interesse.