ATRAVESSAMENTOS AFETIVOS, POLÍTICOS E MORAIS NA EXPERIÊNCIA DE CONSUMO DE SÉRIES BOYS LOVE (BL) NO BRASIL
Boys Love, Cultura Yaoi, Fandom, Antropologia do Consumo, Antropologia Digital.
As séries boys love (amor de garotos, em português) são um gênero de produções audiovisuais asiáticas focadas na representação de relações homoeróticas entre dois homens, muito diferente das abordagens ocidentais. A Tailândia se destaca como maior produtor desse conteúdo, mas outros países, como a Coreia do Sul, o Japão, Taiwan e as Filipinas também vem disputando espaço nesse mercado. No Brasil, assim como em outros países do Ocidente, elas têm ganhado cada vez mais notoriedade, destacando-se como um novo produto de exportação asiático, que pode alcançar o sucesso de fenômenos como o K-pop e o K-drama. De modo a entender a sua circulação entre brasileiras em plataformas digitais de mídias sociais, notadamente no Twitter e no Telegram, esta pesquisa busca responder a seguinte questão: quais relações estão implicadas na experiência de consumo de séries boys love pelo fandom brasileiro? Para tanto, tomei, como meio técnico para a condução da investigação, a observação participante sistemática e individual em um campo de imersão digital. Como resultado, observei que há embates afetivos, políticos e morais ora explícitos, ora implícitos na experiência de consumo de fãs brasileiras, muitos dos quais são influenciados tanto por uma recepção mediada por fatores políticos e sociais locais quanto por elementos idiossincráticos.