A EDUCAÇÃO DA ATENÇÃO NO OLHAR SOBRE A CIDADE DO NATAL/RN ATRAVÉS DO DESENHO
Desenho de locação, educação da atenção, paisagem urbana, Urban Sketchers, Antropologia do Desenho.
A presente pesquisa tem como objetivo investigar como ocorrem as dinâmicas dos encontros entres os Urban Sketchers, e de que maneira elas evidenciam um processo de educação da atenção na construção de um olhar sobre a paisagem urbana, através do desenho de locação. Como recorte dentro deste movimento global, optamos por uma análise focada no coletivo Usk Natal/RN. A educação da atenção é um processo de transmissão do conhecimento que ocorre entre um mestre e o aprendiz, descrito por Tim Ingold (2010), na análise aqui aplicada optamos por utilizar as categorias experiente e iniciante, para nos referirmos aos que praticam o desenho de locação. A prática do desenho de locação se relaciona ao debate em torno do desenho como instrumento de pesquisa e análise do conhecimento, e como tal, a presente pesquisa visa contribuir para o debate na área da Antropologia Gráfica, seguindo uma linha de reflexão sobre as questões de uma ciência cognitiva.