Educação na saúde: Curso sobre o pré-natal do homem para profissionais da saúde na atenção básica
atenção primária à saúde; educação em saúde; pré-natal do parceiro
A Educação na Saúde contempla a aprendizagem significativa, problematizadora e propõe estratégias para construção coletiva do conhecimento. Dentro dessa grande área, tem-se a Educação Permanente em Saúde, a qual desenvolve práticas educativas com foco na resolução de problemas concretos e em equipe busca alternativas de transformação do processo de trabalho para o alcance de resultados mais efetivos e eficazes. Na presente dissertação buscou-se aprofundar a respeito da ausência do pré-natal do homem, e as possíveis estratégias a serem implementadas com os profissionais de saúde, para favorecer a participação do companheiro. O objetivo do estudo foi construir uma proposta de curso de capacitação sobre o pré-natal do homem para profissionais da saúde nas Unidades Básicas de um município no interior do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo metodológico, realizado em duas etapas, desenvolvido conforme os fundamentos éticos das Resoluções nº 466/2012 e aprovado eticamente pelo número de parecer 5.463.151. A primeira etapa, realizada em agosto de 2023, ocorreu por meio de estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, no município de Riachuelo, no Rio Grande do Norte, foram entrevistados 13 gestantes, 13 pais e 23 profissionais de saúde, sendo quatro enfermeiros, dois médicos, seis técnicos de enfermagem e onze agentes comunitários de saúde. Por meio da análise de conteúdo emergiram os seguintes eixos temáticos conexos à percepção dos participantes em relação ao pré-natal do homem: importância da presença do homem/pai na consulta pré-natal; dificuldades para a participação do homem/pai na consulta pré-natal; utilização da educação em saúde para facilitar a participação do pai/homem no pré-natal; capacitação profissional para implantação com qualidade do pré-natal do homem. Diante das percepções e necessidades indicadas pelos participantes sobre o pré-natal do homem, juntamente com as normativas do Ministério da Saúde, seguiu-se para a segunda etapa, na qual se construiu uma proposta de curso visando atender a demanda de Educação Permanente identificada. O curso aborda conteúdos e utiliza práticas educativas com foco na resolução do problema, por meio de discussões e desenvolvimento de habilidades em equipe. De modo que o conhecimento construído em coletivo, seja aplicado na prática e colabore para a transformação do processo de trabalho, a fim de alcançar resultados mais efetivos e eficazes na assistência humanizada e de qualidade ao homem no pré-natal.