COORDENADOR GESTOR, COORDENADOR PEDAGÓGICO OU COORDENADOR EMPREENDEDOR: análise do perfil de coordenadores de curso em IES privada
Educação Superior; Coordenador de Curso; Empreendedor.
A dinâmica da Educação Superior sofre interferências políticas, econômicas e financeiras. Em paralelo, há forte avaliação do MEC sobre as necessidades de uma valorização e promoção da educação superior brasileira. Questões que elevam a responsabilidade das IES em não apenas formar egressos, mas contribuir para o desenvolvimento destes, vindo de um ensino médio deficiente e ao final da sua vida acadêmica, contribuir para o despertar da educação continuada que atenda a necessidade do mercado de trabalho. Sobretudo, ter capacidade de entender as novas formas de relacionamento com os alunos e o mercado. Gerir com eficácia o capital investido através do aumento de matrículas. Ter eficiência, sustentabilidade e qualidade na prestação do serviço educacional. Neste cenário, se apresenta o Coordenador de Curso, objeto desta pesquisa, profissional responsável pela gestão da “unidade de negócio” – o curso. O Projeto de Qualificação de Mestrado tem como objetivo geral identificar possibilidades e caminhos para o conhecimento do perfil dos coordenadores de curso visando um mais perfeito entendimento dos fatores que podem melhorar a relação deste profissional, dentro das IES pesquisadas, com seus alunos, docentes, Diretores. Para tanto, pretende-se reunir elementos que contemplem a abordagem pesquisada. A princípio, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com finalidade de coletar assuntos relacionados a temática, com foco nos conceitos e panoramas pelos quais se apresentam a educação superior, o coordenador de curso e o perfil empreendedor. A abordagem da pesquisa é quantitativa e quanto aos objetivos a pesquisa é exploratória descritiva, por proporcionar maior compreensão do fenômeno investigado bem como compreender as relações entre os conceitos envolvidos na questão estudada. Com levantamento de dados tipo survey, já que esse método permite o estudo de quesitos baseados no campo organizacional e gerencial. O objeto de investigação são todos os coordenadores de curso das três unidades da do Grupo Estácio/Natal. A pesquisa dar-se-á no mês de maio de 2013. A coleta de dados será feita, através de contato virtual, onde os respondentes receberão por e-mail um questionário semi-estruturado. Os dados originários do questionário serão tabulados com o auxilio do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences - SPSS. Espera-se que ao final do estudo, as informações e conhecimentos coletados contribuam para que as IES pesquisadas superem desafios como promover uma gestão estratégica e de inovação com foco na implantação de uma nova visão do coordenador de curso, como profissional que saiba equilibrar as habilidades de gestão, pedagógicas e inovar com competências empreendedoras.