GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS: UMA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ATRAVÉS DO BALANCED SCORECARD
Gestão Estratégica; Avaliação de Desempenho; Mapa Estratégico; Balanced Scorecard; Terceiro Setor.
A metodologia Balanced Scorecard (BSC) centra-se sobre as grandes questões críticas de organizações modernas, sejam elas com ou sem fins lucrativos: a medição efetiva do desempenho desta última se dá pela avaliação da implementação bem sucedida da estratégia organizacional. O objetivo central é apresentar o desenvolvimento de um sistema de medição de desempenho para organização sem fins lucrativos - Ong, no contexto da metodologia BSC de Kaplan e Norton (1991, 1994, 2008). A abordagem proposta considera as características distintas do setor referido, por exemplo, a falta de concorrência, o caráter social destas organizações, etc. A metodologia deste estudo de caso é de natureza exploratória, qualitativa e descritiva além de diagnosticar a coerência do Mapa Estratégico em uma organização, tendo como base o planejamento estratégico de 2010 a 2014. Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura contemplando os principais aspectos de Estratégia e dos Mapas de Avaliação de desempenho, e por fim sobre a tradução do BSC e a avaliação da estratégia. O BSC é um importante instrumento de alinhamento entre processos e estratégias, na medida em que associa concretamente os fatores impulsionadores do desempenho com medições de resultados. O sistema de medição proposto contém os mais importantes indicadores de desempenho financeiro, bem como os indicadores não-financeiros que são capazes de examinar a qualidade dos serviços prestados, a satisfação dos clientes internos e externos, o sistema de auto-aperfeiçoamento e da capacidade da organização para se adaptar e mudar. A análise apresentada é baseada em uma abordagem de Planejamento, Desenvolvimento, Sistematização e Avaliação - PDSA de Deming (2010), onde este método é usado para avaliar o desempenho do agregado marginal dos indicadores existentes. Esta abordagem é capaz de ter em conta as preferências da gestão da organização fruto do estudo de caso relativo à realização dos objetivos estratégicos definidos. Os principais resultados da abordagem proposta referem à avaliação dos escores globais para cada uma das dimensões da metodologia BSC, ou seja, financeiro, cliente, processos de negócios internos e inovação-aprendizado. Estes resultados são capazes de ajudar a organização a avaliar e rever sua estratégia e, em geral a adotar métodos de gestão com mais precisão. A coleta de dados centraliza-se nas entrevista com questionário semi-estruturado. Os resultados obtidos sinalizam relativo balanceamento e alinhamento dos objetivos estratégicos, baixa relação de causalidade do mapa, comunicação estratégica insuficiente e fragmentada. Os indicadores de desempenho estão referenciados mais a meritocracia em relação ao Mapa Estratégico contextualizada em uma visão de curto prazo em detrimento do longo prazo. Entretanto existem evidências de melhoria do gerenciamento e desempenho estratégico.