DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO PARA RESOLVER UM PROBLEMA REAL DE ROTEIRIZAÇÃO DO TIPO DIAL-A-RIDE.
acessibilidade; otimização combinatória; heurística; darp; dial-a-ride.
Em todo o mundo, a demanda por serviços de transporte para pessoas portadoras de necessidades especiais, idosos, e pessoas com mobilidade reduzida vêm crescendo nos últimos anos. A população está envelhecendo, os governos precisam se adaptar a esta realidade, e este fato pode significar oportunidade de negócios para as companhias. Dentro deste contexto está inserido o Programa de Acessibilidade Especial porta a porta – Prae do município de Natal-RN. A pesquisa presente neste trabalho procura desenvolver um modelo de programação capaz de auxiliar o processo de tomada de decisão dos gestores deste serviço de transporte. Para tanto, foi criado um algoritmo baseado em métodos de geração de soluções aproximativas conhecidas como heurísticas. O objetivo do modelo é incrementar o número de pessoas atendidas pelo Prae, dada a frota disponível, gerando programações de roteiros otimizadas. O Prae consiste de um problema de roteirização e programação de veículos do tipo dial-a-ride – DARP, o tipo mais complexo dentre os problemas de roteirização. A validação do método de resolução será feita mediante comparação entre os resultados auferidos pelo modelo e a programação real. Espera-se que o modelo seja capaz de elevar a capacidade de solicitações atual deste serviço de transporte.