ASPECTOS LINGÜÍSTICO-ERGONÔMICOS EM RÓTULOS: AVALIAÇÃO DA LINGUAGEM VERBO-VISUAL NOS RÓTULOS DE EMBALAGEM PARA ALIMENTOS ACHOCOLATADOS
Linguagem verbo-visual, rótulos, embalagem, achocolatados, aspectos lingüísticos, requisitos ergonômicos
Vivemos num mundo de produtos embalados. A embalagem e os rótulos ajudam as empresas a se comunicarem com os consumidores e a fornecerem proteção, armazenagem e conveniência, à medida que os produtos se movimentam na cadeia de valor. Especialmente os rótulos adicionam um valor que auxilia as empresas a diferenciar seus produtos e a aumentar o valor da marca entre os consumidores finais. Porém, muitas vezes, as informações contidas nos rótulos das embalagens não são claras, apresentando uma linguagem verbo-visual deficiente resultante da má visibilidade, legibilidade e compreensibilidade de signos verbais e visuais. O objetivo dessa pesquisa é verificar, na visão dos consumidores, o nível de clareza dos textos informativos, harmonia e conformidade ergonômica do rótulo de embalagem do achocolatado em pó “Claralate”, considerando os aspectos lingüísticos e ergonômicos presentes no rótulo do produto. Os critérios para avaliação da embalagem do achocolatado selecionado foram, do ponto de vista lingüístico, a organização e estruturação dos textos a partir da classificação do gênero textual; a clareza e compreensão da linguagem utilizada no rótulo. Do ponto de vista da ergonomia, a conformidade ergonômica informacional, com base nos requisitos: legibilidade, símbolos, caracteres, campo de leitura e espaçamento de linhas. Para tanto, a pesquisa de campo utilizou um questionário estruturado na entrevista a 118 consumidores de achocolatados que realizavam suas compras em um dos dois supermercados de Floriano-Pi. Os principais resultados da investigação mostram que os aspectos lingüísticos presentes nos textos informativos do rótulo atendem parcialmente às expectativas dos consumidores, enquanto a consideração dos requisitos ergonômicos informacionais analisados podem vir a contribuir para o aperfeiçoamento das informações e conseqüente melhoria visual destas, no rótulo de embalagem do achocolatado investigado. Como recomendação a fabricante do produto, o resultado da pesquisa aponta: Harmonizar a proporção das letras e algarismos; Aumentar o tamanho das letras; Tornar melhor compreensiva a informação visual determinada pelos campos de leitura; Colocar a data de validade em local de melhor destaque.