AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR INDICADORES NA GESTÃO DE RECURSOS ATRAVÉS DO BALANCED SCORECARD EM UMA ORGANIZAÇÃO SEM FINS LUCRATIVOS. UM ESTUDO DE CASO NA ASSOCIAÇÃO DE APOIO AS COMUNIDADES DO CAMPO – AACC/RN.
Gestão Estratégica. Mapa Estratégico. Terceiro Setor.
A metodologia Balanced Scorecard (BSC) centra-se sobre as grandes questões críticas de organizações modernas, sejam elas com ou sem fins lucrativos: a medição efetiva do desempenho desta última se dá pela avaliação da implementação bem sucedida da estratégia organizacional. O objetivo principal deste estudo é apresentar o desenvolvimento de um sistema de medição de desempenho para organizações sem fins lucrativos - Ongs, no contexto da metodologia BSC de Kaplan e Norton (2008). A abordagem proposta considera as características distintas do setor referido, por exemplo, a falta de concorrência, o caráter social destas organizações, etc. A metodologia deste estudo de caso é de natureza exploratória, qualitativa e descritiva além de diagnosticar a coerência do Mapa Estratégico em uma ONG , tendo como base o planejamento estratégico de 2010 a 2014. Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura contemplando os principais aspectos de Estratégia e dos Mapas de Avaliação de desempenho, e por fim do BSC sobre a tradução e a avaliação da estratégia. O BSC é um importante instrumento de alinhamento entre processos e estratégias, na medida em que associa concretamente os fatores impulsionadores do desempenho com medições de resultados. O sistema de medição proposto contém os mais importantes indicadores de desempenho financeiro, bem como os indicadores não-financeiros de desempenho que são capazes de examinar a qualidade dos serviços prestados, a satisfação dos clientes internos e externos, o sistema de auto-aperfeiçoamento e da capacidade da organização para se adaptar e mudar. A análise apresentada é baseada em uma abordagem Planejamento, Desenvolvimento, Sistematização e Avaliação - PDSA de Deming (2010), onde o método é usado para o desempenho do agregado marginal dos indicadores. Esta abordagem é capaz de ter em conta as preferências da gestão da organização relativas à realização dos objetivos estratégicos definidos. Os principais resultados da abordagem proposta referem à avaliação dos escores globais para cada uma das dimensões da metodologia BSC, ou seja, financeiro, cliente, processos de negócios internos e inovação-aprendizado. Estes resultados são capazes de ajudar a organização a avaliar e rever sua estratégia e, em geral a adotar métodos de gestão mais moderna. A coleta de dados centraliza-se nas entrevista com questionário semi-estruturado. Os resultados obtidos sinalizam relativo balanceamento e alinhamento dos objetivos estratégico, baixa relação de causalidade do mapa, comunicação estratégica insuficiente e fragmentada. Os indicadores de desempenho estão referenciados mais a meritocracia do que ao Mapa Estratégico e que retrata uma visão de curto prazo em detrimento do longo prazo. Entretanto existem evidências de melhoria do gerenciamento e desempenho estratégico.