Gestão Estratégica no Terceiro Setor: uma análise comparativa da construção de mapas estratégicos sem fins lucrativos.
Gestão estratégica, mapas estratégicos e Terceiro setor.
A estratégia possui um papel importante nas organizações por identificar fatores a serem enfatizados para o sucesso organizacional e contempla atualmente o mapa estratégico como uma visualização da estratégia organizacional, elaborada a partir do seu planejamento. Organizações do terceiro setor precisam assumir uma postura competitiva, estabelecendo uma posição sustentável e maximizando o uso de recursos em prol de seus objetivos sociais ou humanitários. Essa pesquisa tem por objetivo investigar o processo de construção de mapas estratégicos de duas instituições sem fins lucrativos, identificando e caracterizando as etapas comuns a essas organizações. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, descritiva e de conhecimento aplicado. Desenvolvida a partir de revisão bibliográfica e observação participante reunidas em um estudo de caso, os dados foram coletados em duas organizações do Terceiro Setor e os resultados apontam que a forma de conduzir o processo pode influenciar diretamente nos seus resultados. Dentre as etapas identificadas, destaca-se a formação de uma equipe, a definição da estratégia, a definição de objetivos estratégicos, a reunião desses objetivos em perspectivas e a identificação da relação de causa e efeito que os relacionam. Destaca-se como facultativo, porém eficaz, a realização de um evento fora das instalações da empresa para se realizar o processo, ou parte dele. Contudo, destaca-se como essencial a participação ativa da alta administração no processo, como forma de dar crédito a iniciativa. Essas etapas, suas características e seus fatores são descritos a partir de comparações entre os processos adotados pelas instituições pesquisadas.