Determinantes do comprometimento organizacional: um estudo com os docentes da pós-graduação em engenharia de produção do Brasil.
Comprometimento organizacional; docentes; condições oferecidas pelas IES; relacionamento entre pares; reponsabilidade pessoal; reconhecimento; remuneração.
O comprometimento organizacional está relacionado as interações existentes entre os trabalhadores e as organizações. É considerado uma resposta aos fatores que envolvem as relações laborais. E está presente em todos os setores de atuação no mercado, sendo considerado muito influente para a vantagem competitiva das organizações. Portanto, é notável a crescente importância que vem sendo dado ao tema nas últimas décadas. Inclusive na área acadêmica, tendo em vista a grande importância da área para a sociedade. Assim como nas organizações dos diversos setores, para as instituições de ensino, é um desafio e uma vantagem ter funcionários comprometidos. Em vistas disto a presente pesquisa tem como objetivo geral elaborar um modelo que identifique as relações dos fatores determinantes do comprometimento organizacional dos docentes. A revisão da literatura explana sobre o comprometimento organizacional, as principais abordagens do comprometimento organizacional, as condições oferecidas pelas IES, responsabilidade entre os pares, responsabilidade pessoal, reconhecimento e remuneração. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa quantitativa, que utilizará um survey como instrumento de coleta de dados, que será aplicado a nível nacional, com todos os docentes da pós-graduação em engenharia de produção do Brasil. A análise dos dados utilizará modelagem de equações estruturais e para tratar os dados e gerar os resultados necessários para realizar as análises, será utilizado o software Smart Pls. Espera-se com o final desta pesquisa conhecer os determinantes do comprometimento organizacional dos docentes. Como também, compreender as características e necessidades dessa classe trabalhadora, em relação ao seu ambiente de trabalho.