STORM: JOGO EMPRESARIAL DE ESTÍMULO À CRIATIVIDADE
Jogos; criatividade coletiva; aprendizado; revisão sistemática da literatura.
A criatividade tem sido estudada por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento desde a década de 1950, mesmo período em que os jogos empresariais começaram a ser usados para fins educacionais. Contudo, a relação entre os dois temas ainda tem sido pouco estudada, embora as possibilidades de correlação entre eles sejam várias. Os jogos empresariais tornaram-se meios eficientes e eficazes de capacitação de pessoas nas organizações e ensino nas escolas, enquanto a criatividade passou a ser percebida como parte do processo de inovação e, portanto, importante para toda organização. O objetivo desta pesquisa é propor um jogo que estimule a criatividade dos seus participantes. Para isso, o método da pesquisa é caracterizado como descritivo com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa teórica contemplou uma revisão tradicional da literatura e uma revisão sistemática da literatura (RBS) de 64 artigos hospedados nas plataformas Scopus e Web of Science no tema jogo empresarial, publicados entre os anos 1970 e 2016. A pesquisa de campo contemplou a realização de pesquisa-ação com seis intervenções em 73 pessoas , alocadas em uma Universidade e empresa da indústria criativa. Como resultados esta pesquisa apresentou um modelo conceitual com os elementos de um jogo empresarial e um jogo empresarial para o estímulo criativo dos seus participantes - STORM, com taxa de aceitação de 97,5% entre os jogadores.