COMUNICAÇÃO VISUAL NO PROCESSO DE GERAÇÃO DE IDEIAS: UMA PROPOSTA PARA A TÉCNICA DE CRIATIVIDADE CREATION.
Comunicação Visual; Elementos; Técnica de Criatividade; Ferramenta Visual
Os primeiros indícios da linguagem visual despontaram junto as pinturas rupestres, para logo após darem espaço a expressão verbal. No entanto, o grande fluxo de informações, no qual a sociedade habita, levou à necessidade de reinserir a comunicação visual dentro das relações interpessoais, seja no cotidiano, ou âmbito de trabalho. Diante disto, estudos demonstram que princípios visuais agregam valor ao processo, mediante as seguintes peculiaridades: linguagem direta, presença na criatividade, processo intuitivo e utilidade contra o excesso de informação. Perante estes fatores favoráveis e orientado por elementos visuais, os quais embasam esta teoria, as ferramentas visuais emergem na ciência em caráter multidisciplinar e podem ser aplicadas em campos distintos de conhecimento, incluindo a criatividade. Dessa forma, estas características são fortes aliadas para apontar melhorias em uma técnica de criatividade. Assim, o objetivo deste estudo consiste em propor uma adaptação visual para a técnica de criatividade Creation. Para isto, o procedimento da pesquisa contempla quatro fases: (I) Revisão Bibliográfica Sistemática sobre comunicação visual e ferramentas visuais; (II) Pesquisa Exploratória acerca da criatividade; (III) Pesquisa de Campo desmembrada em nove aplicações de três versões da técnica Creation: poucos elementos visuais, formato original, excesso de elementos visuais; (IV) Análise Qualitativa dos Dados e Resultados onde o desempenho das versões será avaliado, por intermédio de três fatores cognitivos propostos por Torrance: fluência, flexibilidade e originalidade. Por último, apresenta-se o modelo visual final da técnica.