JOGO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE ESTÍMULO À CRIATIVIDADE
Elementos lúdicos; criatividade coletiva; aprendizado; revisão bibliográfica sistemática
A criatividade tem sido estudada por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, prevalecendo das áreas de psicologia e educação. Da área de administração, estudos abordam a criatividade da perspectiva organizacional e especificamente sobre os fatores que inibem ou facilitam o potencial criativo nas pessoas. Por outro lado, os jogos empresariais tornaram-se meios eficientes e eficazes nas atividades de capacitação de pessoas nas organizações. O objetivo desta pesquisa é desenvolver um jogo que estimule a criatividade dos seus participantes. Para isso o método da pesquisa é caracterizado como descritiva com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa teórica contemplou uma revisão tradicional da literatura e uma revisão bibliográfica sistemática (RBS) de 64 artigos hospedados nas plataformas Scopus e Web of Science nas áreas de negócios e engenharia, publicados entre os anos 1970 e 2016. A pesquisa de campo contempla a realização de estudo de casos em empresas do setor da indústria criativa e empresas da indústria tradicional. Como resultado esperado esta pesquisa pretende apresentar a descrição do jogo empresarial como uma ferramenta para o desenvolvimento criativo coletivo dos seus participantes.