ESTRATÉGIAS AMBIENTAIS COMO FONTE DE COMPETITIVIDADE: O DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE MENSURAÇÃO
Competitividade; estratégias ambientais; medição
O objetivo dessa pesquisa é criar um modelo que possibilite medir e comparar o impacto de
estratégias ambientais na competitividade das organizações, evidenciando que esta adoção
é, de fato, questão estratégica. Para atingir esse objetivo será utilizado outro estudo, fruto do
mesmo grupo de pesquisa do autor, para selecionar as estratégias competitivas relevantes.
Também foi necessária pesquisa bibliográfica para identificar as principais abordagens
competitivas, bem como e seus modos de medir a competitividade. Após esse levantamento,
o modelo ideal de mensuração da competitividade é identificado e adaptado de forma a
possibilitar a medição dos impactos de cada estratégia ambiental nos diversos fatores de
competitividade. As variáveis que correlacionam as estratégias ambientais e os fatores de
competitividade serão definidas por especialistas através da técnica Delphi. A pesquisa pode
ser caracterizada de abordagem combinada, predominantemente qualitativa e de natureza
aplicada, enquanto do ponto de vista dos objetivos é uma pesquisa exploratória descritiva.
Quanto aos resultados esperados, tem-se a contribuição com a expansão dos estudos sob o
prisma do paradigma da sustentabilidade, assim como a difusão das estratégias ambientais.
Também é esperada contribuição para os estudos de competitividade, a partir da apresentação
de um framework das dimensões e fatores competitivos. Por fim, é esperada a definição
de um modelo de medição do impacto das estratégias ambientais na esfera empresarial da
competitividade.