APLICAÇÃO DO DESING OF EXPERIMENTS (PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS) NO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: ESTUDO DE CASO EM UMA SORVETERIA ARTESANAL
Planejamento de Experimentos; Desenvolvimento de Produtos; Gestão da Inovação; Ferramentas da Qualidade; Sorvete Artesanal; Suplemento Alimentar.
As constantes evoluções nos sistemas de produção tem procurado atender, em grande parte, às necessidades dos clientes. O mercado, desde então, vem se tornando cada vez mais competitivo. Neste contexto de busca de um diferencial competitivo para impressionar os clientes e fidelizá-los a posteriori, as empresas tem apostado no desenvolvimento de novos produtos.A falta de uma gestão clara e um método no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) pode fazer com que as empresas não consigam incorporar novas tecnologias que resultem em melhorias significativas. A maioria das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) não tem uma metodologia de PDP definida, e por muitas vezes acabam ainda se baseando na experiência empírica dentro da empresa. Existem muitas ferramentas estatísticas que auxiliam nesse processo, dentre elaso Planejamento de Experimentos, que é uma técnica utilizada para se planejar experimentos, ou seja, para definir quais dados, em que quantidade e em que condições devem ser coletados durante um determinado experimento, buscando, basicamente, satisfazer dois grandes objetivos: a maior precisão estatística possível na resposta e o menor custo. O objetivo desta dissertação, portanto, é propor uma metodologia de desenvolvimento de novos produtos, utilizando a técnica de planejamento de experimentos, em uma pequena empresa do ramo alimentício. O estudo foi realizado em uma sorveteria artesanal e o produto escolhido para a realização da pesquisa foi um sorvete à base de suplemento alimentar. A fim de conduzir a pesquisa foi elaborado uma metodologia baseada em 8 passos: (1) Concepção da ideia; (2) Ouvir a voz dos clientes; (3) Ouvir a voz dos especialistas; (4) Identificação dos parâmetros de interesse; (5) Planejamento de Experimentos; (6) Análise; (7) Otimização; (8) Lançamento do Produto. Espera-se promover uma inovação na indústria em que a pesquisa é realizada, com o lançamento do novo produto no mercado, com foco principal na redução de custos e otimização do processo produtivo.