Benefícios e dificuldades da adoção do Sistema de Gestão da Qualidade no Rio Grande do Norte
Certificação; Gestão da Qualidade; NBR ISO 9001:2008
A implementação de sistemas de gestão da qualidade favorece não só os procedimentos internos mas também a satisfação do cliente, a imagem e a posição competitiva da empresa frente ao atual cenário mercadológico. A presente dissertação tem como objetivo geral avaliar os resultados obtidos na implementação de sistemas de gestão da qualidade em empresas instaladas no estado do Rio Grande do Norte (RN). Busca-se também investigar o grau de contribuição do sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2008 e o impacto da introdução das normas da série ISO 9000 em relação ao desempenho de empresas do RN. Não há estudos que analisem o impacto da certificação ISO na Região Nordeste do Brasil, por isso a presente dissertação visa agregar conhecimentos a respeito da relação entre as normas ISO 9000 e melhoria do desempenho em empresas do estado do RN. Atualmente, o RN é o 18º estado brasileiro em número de empresas com certificados ISO 9000. Para cumprir os objetivos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema sistemas de gestão da qualidade e posteriormente, foi realizado um survey com os gestores das empresas certificadas no Estado, com o uso de questionário disponibilizado on-line. Das 27 empresas que possuem o certificado no Rio Grande do Norte, 21 responderam o instrumento de coleta de dados. A análise dos dados foi realizada por meio das técnicas de estatística descritiva e multivariada: análise de cluster. O instrumento de pesquisa utilizado foi formado por 20 perguntas que abordam a temática central dessa dissertação. Através da análise de cluster foram encontrados quatro agrupamentos que possuíam similaridade referente as respostas do survey. Das empresas pesquisadas, apenas duas não irão renovar a certificação devido à decisão da alta administração. Os principais benefícios encontrados na pesquisa citados pelas empresas entrevistadas consistem na melhoria da qualidade, melhoria na reputação da corporação e aumento de vendas e as principais dificuldades identificadas foram: dificuldade da disseminação da cultura da qualidade, falta de comprometimento de toda a organização e resistência dos colaboradores. Sugere-se para trabalhos futuros investigar a utilização dos sistemas integrados de gestão nas empresas certificadas no Estado