CREATION: TÉCNICA DE CRIATIVIDADE PARA GERAÇÃO DE IDEIAS DE NOVOS PRODUTOS
Criatividade, técnicas de criatividade, produtos artesanais, inovação, creation.
A criatividade é uma habilidade presente em todos os indivíduos e uma das estratégias utilizadas para potencializá-la é por meio da aplicação de técnicas de criatividade. Com o objetivo de propor uma nova técnica para geração de ideias de novos produtos artesanais, esta dissertação, que faz parte de um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por meio de uma pesquisa-ação, interveio em três comunidades artesãs do estado – Lajes Pintada, Massaranduba e Vera Cruz – a fim de desenvolver o potencial criativo das artesãs. A partir das técnicas estudadas na literatura, foram selecionadas para as intervenções três técnicas, compondo duas dinâmicas – uma para melhorar características e funcionalidades dos produtos existentes, com a técnica do SCAMPER; e a outra para gerar ideias para criação de novos produtos, com as técnicas Listing e Palavras/Figuras Aleatórias. Essas últimas técnicas não foram satisfatórias em seu objetivo por apresentarem restrições, não contempladas em sua descrição, para o grupo participante. Assim, foi necessária a proposição de uma nova técnica com a mesma finalidade, a técnica CREATION — Clarify technique, Realized creativity, Explain, Apply for word, Think fast, Interpret, Organize ideas, Now evaluate, composta por doze etapas. Para aplicação da nova técnica requer-se que seja utilizada mediante uma dinâmica que leva em consideração três fases: Planejamento, Aplicação e Análise. Na aplicação da nova técnica foram geradas em torno de 30 ideias, consideradas novas, em seis sessões, do teste piloto às intervenções nas comunidades artesãs.