COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: formação docente para uso das tecnologias digitais
Formação continuada; TDIC; Coordenadores Pedagógicos; Pandemia.
A pandemia da COVID-19 trouxe desafios inesperados para o mundo. Para os docentes, tais desafios evidenciaram a necessidade de adentrar definitivamente no uso das tecnologias digitais de informação e comunicação – TDIC. Em face disso, os docentes que exercem a função de coordenadores pedagógicos tiveram um impacto quanto a sua responsabilidade em: realizar formações, assegurar vínculo com a comunidade escolar e professores, acompanhar o processo de ensino e aprendizagem das crianças, entre outras atribuições. Diante disso, foi desenvolvido um curso de formação para o uso das tecnologias digitais para coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação Infantil (CODEI), da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Parnamirim/RN. O curso fez parte dessa pesquisa de mestrado, cuja pesquisadora é assessora técnica da referida coordenação. Nesse contexto, objetivou-se analisar as contribuições da formação continuada para o uso das tecnologias digitais no fazer docente do coordenador pedagógico da Educação Infantil. Tendo como objetivos específicos: diagnosticar as necessidades formativas relativas às TDIC das coordenadoras pedagógicas; desenvolver uma formação, para as coordenadoras pedagógicas, a partir das necessidades formativas identificadas no diagnóstico; apontar as possibilidades do uso das ferramentas digitais no cotidiano do coordenador pedagógico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com características de uma pesquisa-ação, envolvendo as coordenadoras pedagógicas da Educação Infantil da Rede Municipal de Parnamirim. O estudo teve como referência os autores BUZATO (2006), FORMOSINHO (2002), PIMENTA (1996), SARMENTO (2000). Os dados analisados indicaram contribuições para a prática do coordenador pedagógico, no que se refere ao uso das ferramentas digitais, assim como a realização de ações formativas nas unidades de ensino da Educação Infantil da rede de educação, para o uso das tecnologias digitais. Como desdobramento da formação, aponta-se a inclusão da proposta formativa no Plano da Ação da Rede Municipal de Educação de Parnamirim/RN. E como produto um e-book com um guia-didático com a proposta do curso de formação.