CUSTOMIZAÇÃO DA PLATAFORMA DIGITAL ESCOLAS NA REDE NO RIO GRANDE DO NORTE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES
Tecnologia Educacional. Customização. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Objetos Digitais de Aprendizagem.
Este trabalho de Dissertação de Mestrado, trouxe para o campo da pesquisa em Educação, a discussão a plataforma Escolas na Rede no Estado do Rio Grande do Norte, em uma parceria com a Escola Digital, e teve como recorte a customização da plataforma, identificada como objeto de estudo. De forma específica, discutiu sobre tecnologia educacional (LITWIN, 1997) no campo das políticas públicas em educação, tecnologias digitais de informação e de comunicação e sua articulação ao currículo escolar (ALMEIDA e VALENTE, 2011; PRADO 2005; KENSKY, 2005; FAGUNDES e FLORES, 2014), os ambientes virtuais de aprendizagem (VALENTINI e SOARES, 2010; ANJOS, 2012) e objetos de aprendizagem (WILLEY, 2000; AGUIAR e FLORES, 2014) e objetos digitais de aprendizagem (SCHWARZELMÜLLER e ORNELLAS, 2006). Observou os desafios enfrentados no processo de customização no âmbito da SEEC/RN, identificando as potencialidades dessa ferramenta para a proposição de uma nova dinâmica do currículo escolar com o uso de TDIC, na rede estadual de ensino. O percurso metodológico adotou uma abordagem de natureza qualitativa (MINAYO, 1994; BOGDAN e BIIKLEN, 1994), apresentou características da pesquisa exploratória e nuances do estudo de caso (YIN, 2001; 2005; PAIVA, 2004). Enquanto pesquisadora do próprio campo de atuação, recorreu a procedimentos e utilizou-se de registros da prática, documentos oficiais, observações. Os instrumentos metodológicos foram: questionários, entrevistas, e notas de campo. No momento, apontamos como resultados, dentre os desafios da customização, a reduzida equipe pedagógica para organizar os filtros de objetos digitais de aprendizagem (ODA) por etapas, anos e modalidades. No tocante as potencialidades, vislumbramos a plataforma como um espaço de busca que agrega ODA curados por especialistas, os quais estão disponíveis em um único lugar, em apoio ao processo de ensino e aprendizagem da rede estadual de ensino do RN.