Banca de QUALIFICAÇÃO: ZELDA SIMPLICIO DE SALES CALDAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ZELDA SIMPLICIO DE SALES CALDAS
DATA : 27/11/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório B321 do Instituto Metrópole Digital
TÍTULO:

CUSTOMIZAÇÃO DA PLATAFORMA DIGITAL ESCOLAS NA REDE NO RIO GRANDE DO NORTE: DESAFIOS E POTENCIALIDADES 


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia Educacional. Customização. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Objetos Digitais de Aprendizagem.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Este trabalho de Dissertação de Mestrado, trouxe para o campo da pesquisa em Educação, a discussão a plataforma Escolas na Rede no Estado do Rio Grande do Norte, em uma parceria com a Escola Digital, e teve como recorte a customização da plataforma, identificada como objeto de estudo. De forma específica, discutiu sobre tecnologia educacional (LITWIN, 1997) no campo das políticas públicas em educação, tecnologias digitais de informação e de comunicação e sua articulação ao currículo escolar (ALMEIDA e VALENTE, 2011; PRADO 2005; KENSKY, 2005; FAGUNDES e FLORES, 2014), os ambientes virtuais de aprendizagem (VALENTINI e SOARES, 2010; ANJOS, 2012) e objetos de aprendizagem (WILLEY, 2000; AGUIAR e FLORES, 2014) e objetos digitais de aprendizagem (SCHWARZELMÜLLER e ORNELLAS, 2006). Observou os desafios enfrentados no processo de customização no âmbito da SEEC/RN, identificando as potencialidades dessa ferramenta para a proposição de uma nova dinâmica do currículo escolar com o uso de TDIC, na rede estadual de ensino. O percurso metodológico adotou uma abordagem de natureza qualitativa (MINAYO, 1994; BOGDAN e BIIKLEN, 1994), apresentou características da pesquisa exploratória e nuances do estudo de caso (YIN, 2001; 2005; PAIVA, 2004). Enquanto pesquisadora do próprio campo de atuação, recorreu a procedimentos e utilizou-se de registros da prática, documentos oficiais, observações. Os instrumentos metodológicos foram: questionários, entrevistas, e notas de campo. No momento, apontamos como resultados, dentre os desafios da customização, a reduzida equipe pedagógica para organizar os filtros de objetos digitais de aprendizagem (ODA) por etapas, anos e modalidades. No tocante as potencialidades, vislumbramos a plataforma como um espaço de busca que agrega  ODA curados por especialistas, os quais estão disponíveis em um único lugar, em apoio ao processo de ensino e aprendizagem da rede estadual de ensino do RN.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2451906 - ADJA FERREIRA DE ANDRADE
Interno - 2195240 - MARCIA JACYNTHA NUNES RODRIGUES LUCENA
Presidente - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Notícia cadastrada em: 13/11/2018 19:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao