Modelagem de equações estruturais aplicados a análises de dados de serviços em telecomunicações móveis
Modelagem de Equações Estruturais; análise de dados; Satisfação do Consumidor; Modelagem de perfis; Lealdadeç Máxima Verossimilhançaç Comunicações Móveis, Qualidade de Serviço.
Transformações ocorridas no setor de telecomunicações nas ultimas décadas, aliadas à competição motivada pelas políticas de concessões e privatizações, fomentaram, de forma irrefutável, o mercado mundial causando o surgimento de uma nova realidade. Os reflexos, no Brasil, aparecerem em uma taxa de crescimento acentuada, chegando em 2010 a apresentar uma receita operacional liquida de 122.000 milhões de reais, colocando o país entre os cinco maiores potências em comunicação móvel pessoal no mundo. Neste contexto, uma questão de crescente importância para a saúde financeira das empresas é a sua capacidade de reter seus clientes e transformá-los em consumidores leais. O aparecimento da infidelidade dos clientes das operadoras vem gerando taxas de desligamentos mensais em trono de dois a quatro por cento ao mês representando para a gestão desta empresas um dos maiores desafios, vez que a captação de um novo cliente significa um dispêndio cinco vezes maior que sua retenção. Com este propósito, modelos têm sido desenvolvidos, por meio da modelagem de equação estrutural, para identificar as relações entre os diversos determinantes da lealdade dos clientes no contexto dos serviços. A contribuição original desta tese é o desenvolvimento de um modelo para a lealdade a partir da identificação de relações entre determinantes da satisfação (variáveis latentes) e da inclusão de atributos que determinam as percepções da qualidade de serviço para o setor de comunicações móvel pessoal, entre os quais: qualidade, satisfação, valor, confiança, expectativa e lealdade. A pesquisa de caráter quantitativo será realizada com os clientes das operadoras por meio da técnica de amostragem aleatória proporcional, por meio de questionários estruturados. Como resultado o modelo proposto e as avaliações estatísticas devem possibilitar as operadoras concluírem que a lealdade dos clientes é diretamente influenciada pela qualidade técnica e operacional dos serviços oferecidos.