Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE PEDRO FERNANDES NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRE PEDRO FERNANDES NETO
DATA: 16/08/2011
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do CT
TÍTULO:

Modelagem de equações estruturais aplicados a análises de dados de serviços em telecomunicações móveis


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem de Equações Estruturais; análise de dados; Satisfação do Consumidor; Modelagem de perfis; Lealdadeç Máxima Verossimilhançaç Comunicações Móveis, Qualidade de Serviço. 


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Sistemas deTelecomunicações
RESUMO:

Transformações ocorridas no setor de telecomunicações nas ultimas décadas, aliadas à competição motivada pelas políticas de concessões e privatizações, fomentaram, de forma irrefutável, o mercado mundial causando o surgimento de uma nova realidade. Os reflexos, no Brasil, aparecerem em uma taxa de crescimento acentuada, chegando em 2010  a apresentar uma receita operacional liquida de 122.000 milhões de reais, colocando o país entre os  cinco maiores potências em comunicação móvel pessoal no mundo. Neste contexto, uma questão de crescente importância para a saúde financeira das empresas é a sua capacidade de reter seus clientes e transformá-los em consumidores leais. O aparecimento da  infidelidade dos clientes das operadoras  vem gerando  taxas de desligamentos mensais em trono de dois a quatro por cento ao mês representando para a gestão desta empresas  um dos maiores desafios, vez que a captação de um novo cliente significa um dispêndio cinco vezes maior que sua retenção. Com este propósito, modelos têm sido desenvolvidos, por meio da modelagem de equação estrutural, para identificar as relações entre os diversos determinantes da lealdade dos clientes no contexto dos serviços. A contribuição original desta tese é o desenvolvimento de um modelo para a lealdade a partir da identificação de relações entre determinantes da satisfação (variáveis latentes) e da inclusão de atributos que determinam as percepções da qualidade de serviço para o setor de comunicações móvel pessoal, entre os quais: qualidade, satisfação, valor, confiança,  expectativa e lealdade.  A pesquisa de caráter quantitativo  será realizada com os clientes das operadoras por meio da técnica de amostragem aleatória proporcional, por meio de questionários estruturados. Como resultado o modelo proposto e as avaliações estatísticas devem possibilitar as operadoras concluírem que a lealdade dos clientes é diretamente influenciada  pela qualidade técnica e operacional dos serviços oferecidos. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JÚNIOR - UFERSA
Presidente - 1142787 - JOSE ALFREDO FERREIRA COSTA
Externo ao Programa - 6345253 - PAULO CESAR FORMIGA RAMOS
Notícia cadastrada em: 03/08/2011 12:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao