ARQUITETURA PARA SUPORTE AS ATIVIDADES DOCENTES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO AVA-SUS
Educação a Distância, Ambientes Virtuais, Suporte a Prática Docente, AVA-SUS (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde).
Com a consolidação e com o rápido crescimento da Educação a Distância (EaD) no Brasil, a demanda por docentes capacitados para atuar na educação distância também é cada vez maior e muitos professores do modelo presencial são convidados repentinamente a atuar na Educação a Distância, sem o tempo adequado para quebrar o paradigma que existe entre o ensino presencial e as novas formas de promover a aprendizagem.
Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) são sistemas de informações que permitem o desenvolvimento de curso na modalidade a distância. O mais utilizado deles é o MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) que é um software livre que permite realizar diversos tipos de customizações e aperfeiçoamentos, isto porque trata-se de um sistema cuja filosofia é baseado em código fonte aberto e padronizado.
O MOODLE também tem diversos módulos que permitem realizar um conjunto finito de atividades no campo do ensino-aprendizagem à distância. Os principais módulos do MOODLE são de administrador, docente e aluno. Há atualmente diversas contribuições no mundo acadêmico e coorporativo no que tange ao MOODLE, algumas voltadas para atividades de gerenciamento acadêmico e outras no âmbito de sistemas inteligentes. Todavia, ainda existem lacunas quanto ao suporte as atividades docentes no que se refere ao Acompanhamento e Avaliação da Aprendizagem.
Essa problemática também permeia o contexto da formação dos profissionais de saúde, haja vista que atualmente ainda há muitos docentes desta área que também não estão preparados para atuar na modalidade à distância. Neste contexto, a presente proposta de tese de doutorado tem como objetivo desenvolver uma arquitetura de suporte as atividades docentes em ambientes virtuais. Esta arquitetura será validade no AVA-SUS (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde), sendo este portanto, o campo de verificação e prova da presente proposta de tese de doutorado.