Banca de QUALIFICAÇÃO: HUMBERTO RABELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUMBERTO RABELO
DATA: 27/02/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Auditorio do NPiti
TÍTULO:

ARQUITETURA PARA SUPORTE AS ATIVIDADES DOCENTES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UM ESTUDO DE CASO NO AVA-SUS


PALAVRAS-CHAVES:

Educação a Distância, Ambientes Virtuais, Suporte a Prática Docente, AVA-SUS (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde).


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Arquitetura de Sistemas de Computação
RESUMO:

Com a consolidação e com o rápido crescimento da Educação a Distância (EaD) no Brasil, a demanda por docentes capacitados para atuar na educação distância também é cada vez maior e muitos professores do modelo presencial são convidados repentinamente a atuar na Educação a Distância, sem o tempo adequado para quebrar o paradigma que existe entre o ensino presencial e as novas formas de promover a aprendizagem.

Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) são sistemas de informações que permitem o desenvolvimento de curso na modalidade a distância. O mais utilizado deles é o MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) que é um software livre que permite realizar diversos tipos de customizações e aperfeiçoamentos, isto porque trata-se de um sistema cuja filosofia é baseado em código fonte aberto e padronizado.

O MOODLE também tem diversos módulos que permitem realizar um conjunto finito de atividades no campo do ensino-aprendizagem à distância. Os principais módulos do MOODLE são de administrador, docente e aluno. Há atualmente diversas contribuições no mundo acadêmico e coorporativo no que tange ao MOODLE, algumas voltadas para atividades de gerenciamento acadêmico e outras no âmbito de sistemas inteligentes. Todavia, ainda existem lacunas quanto ao suporte as atividades docentes no que se refere ao Acompanhamento e Avaliação da Aprendizagem.

Essa problemática também permeia o contexto da formação dos profissionais de saúde, haja vista que atualmente ainda há muitos docentes desta área que também não estão preparados para atuar na modalidade à distância. Neste contexto, a presente proposta de tese de doutorado tem como objetivo desenvolver uma arquitetura de suporte as atividades docentes em ambientes virtuais. Esta arquitetura será validade no AVA-SUS (Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde), sendo este portanto, o campo de verificação e prova da presente proposta de tese de doutorado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interno - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Externo ao Programa - 350852 - TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA
Externo à Instituição - AKYNARA AGLAE RODRIGUES S DA SILVA - FAL
Notícia cadastrada em: 12/02/2015 15:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao