Sistema para reconstrução 3D de um terreno baseado em mosaico de imagens
Recontrução 3D, SURF, Mosaico
Reconstrução 3D é o processo pelo qual se faz possível a obtenção de um modelo gráfico detalhado em três dimensões de alguma cena objetivada. Este modelo faz uso de sequências de imagens, utilizadas para mapear uma cena, para poder adquirir de forma automatizada informações sobre a profundidade de pontos característicos, ou como comumente chamados features. Esses pontos são portanto destacados utilizando-se alguma técnica computacional sobre as imagens que compõem o dataset utilizado. Utilizando pontos característicos SURF (Speeded-Up Robust Features), restrições de formação de mosaicos de imagens e técnicas de Visão Computacional, este trabalho procura propor um modelo quase completo para obtenção de informações 3D sobre pontos principais detectados pelo sistema. Ao termino da aplicação do sistema proposto sobre sequências de imagens é objetivada a aquisição de três importantes informações: a posição 3D dos pontos característicos; as matrizes de rotação e translação relativas entre as imagens; o estudo que relaciona a baseline entre as imagens adjacentes e o erro de precisão do ponto 3D encontrado. Resultados de implementações são mostrados indicando resultados consistentes. O sistema proposto também segue restrições de Software livre, o que é uma contribuição significativa para esta área de aplicação.